Disciplinas

Atualizadas constantemente, as disciplinas do curso cobrem todo o conteúdo que um bom gestor de desenvolvimento de produtos deve conhecer. As ementas das disciplinas da turma 2019 são detalhadas a seguir.

 


Marketing

Definições e Conceitos do Marketing. Micro e Macro Ambientes de Marketing. Mix de Marketing. Produto: Definição, Tipos de Oferta, Níveis de Produto, Classificação, Valor e a Relação Custo/Benefício, Ciclo de Vida. Estratégias de desenvolvimento de novos produtos e marcas. Introdução ao Comportamento do Consumidor. Pesquisa de mercado. Segmentação de Mercado. Processo de Decisão de Compra. Plano de Marketing. Pós-venda e fidelização do cliente.

Metodologia da Pesquisa

Definição, objetivos da ciência e da pesquisa científica. Tipos de pesquisa. Metodologias para a elaboração de resenhas, trabalhos acadêmicos e trabalhos em grupo. Construção de projetos de pesquisa. Instrumentos de coleta de dados. Análise dos dados. Elaboração de monografias e artigos técnicos. Normas para a apresentação de trabalhos.

Gerenciamento de Projetos

Conceitos fundamentais de gestão de projetos. Projetos de desenvolvimento de produtos. Organização para projetos. O gerente de projetos e a equipe. Áreas da gestão de projetos: gestão da integração, do escopo, do tempo, dos custos, da qualidade, dos recursos humanos, das comunicações, dos riscos e das aquisições. Uso de ferramentas computacionais no gerenciamento de projetos.

Planejamento de Produtos

Planejamento de produtos e sua posição no processo de desenvolvimento de produtos. Entradas e saídas do planejamento de produtos. Revisão do planejamento estratégico. Consolidação das informações tecnológicas e mercadológicas. Consolidação do portfólio de produtos.

Projeto Informacional

Importância do projeto informacional no desenvolvimento de produtos. Fases do projeto informacional. Levantamento do estado da arte. Benchmarking de produto. Definição dos clientes. Levantamento das necessidades dos clientes. Estabelecimento de requisitos de projeto e especificações. QFD (Quality Function Deployment).

Projeto Conceitual

Formulação do problema de projeto. Síntese funcional. Geração de concepções: métodos intuitivos; método morfológico; análise de valor; TRIZ. Seleção da melhor concepção. Configuração e arquitetura do produto.

Design de Produtos

Colaboração como fenômeno: desenvolvimento colaborativo de bens, serviços e sistemas. Modelos de referência para o desenvolvimento colaborativo, teorias e melhores práticas da colaboração. Ferramentas manuais e computacionais de auxílio ao desenvolvimento colaborativo. Estabelecimento, manutenção e dissolução da colaboração; conhecimento projetual multidisciplinar; tendências do desenvolvimento colaborativo

Engenharia Reversa

História da engenharia reversa. Engenharia reversa, projeto de novos produtos e reprojeto de produtos. Teardown e experimentação. Fases da engenharia reversa: preparação, avaliação, geração de dados, verificação de projeto, implementação

Projeto Preliminar

Configuração e arquitetura do produto. Análise de Sistemas, Subsistemas e Componentes. Técnicas de geração e de representação de arquiteturas. Métodos de seleção de arquiteturas alternativas. Identificação dos propagadores de restrição. Modelagem flexível do produto. Princípios de CAE para testes virtuais. Integração com ferramentas e técnicas de apoio ao projeto preliminar (FMEA, AV, DFMA, entre outra).

Análise Financeira

Definições fundamentais. Classificação dos custos. Elementos de custos. Formação do custo do produto. Controles financeiros da produção. Margem de contribuição e ponto de equilíbrio.

Ecodesign

Impactos ambientais relacionados ao projeto. Levantamento dos Impactos ambientais em um produto levando em conta todo o seu ciclo-de-vida para priorizar ações mais eficientes em termos ambientais. Definição de Ecodesign e Design para a Sustentabilidade. Níveis do Design para a Sustentabilidade. Novas abordagens do design para a sustentabilidade. Introdução à Análise de Ciclo de Vida (ACV).

Projeto para a Fabricação, Montagem e Manutenção

Conceitos e definições fundamentais de projeto para a fabricação. Projeto para normalização, tamanhos seriados e módulos. Projeto de peças usinadas, estampadas e moldadas. Projeto para a montagem e desmontagem. Projeto para a manutenção.

Ergonomia em Produtos

Fundamentos e definições. Antropometria: características físicas, medidas antropométricas, percentis. Biomecânica. Ergonomia cognitiva. Ergonomia do produto. Usabilidade. Análise ergonômica. Comandos e controles. Metodologia de projeto de produto com enfoque ergonômico.

Projeto Detalhado e CAD

Etapas do projeto detalhado. Detalhamento, materiais, acabamentos superficiais, ajustes e tolerâncias. Elaboração de desenhos e listas de peças. Padronização. Codificação de componentes. Recomendações para modelagem geométrica. Restrições geométricas e dimensionais. Modelos paramétricos. Renderização. Arquivos neutros, arquivos de configuração, conversões de modelos. Simulações em sistemas CAD-3D.

Projeto para a Confiabilidade e Robustez

Conceitos de qualidade e confiabilidade. Cenários de normalidade e cenários de falha em produtos. Métodos para a qualificação de falhas. FMEA de sistema, de projeto, de processo e “FMEA” corretiva. Projeto Robusto – Método de Taguchi.

Prototipagem e Testes

Protótipos: execução, controle e confiabilidade na montagem de protótipos. Metodologia de testes: seleção do método, análise do problema, obtenção dos resultados, confiabilidade nos dados, organização e manipulação de dados de testes. Metodologia RGT (Reliability Growth Test) para planejamento e controle de testes. Medição de grandezas: pressão, temperatura, tensão, torque, fluxo, aceleração. Sistemas de aquisição de dados. Calibração de sensores.

Pós-venda e Assistência Técnica

Contexto do pós-venda. Bases legais: Código de Defesa do Consumidor. Gestão do pós-venda. Gestão de rede de assistência e instalações. Gestão de peças de reposição e estoques. Gestão de processos. Gestão de recursos humanos e sistemas de informação. Gestão de clientes.

Direito Consumerista e Propriedade Industrial

Sociedade de massa e sociedade de consumo – conceitos e princípios. Direitos do Consumidor. Teoria da qualidade: fato do produto e do serviço; vício do produto e do serviço. Oferta e publicidade. Práticas abusivas. Bancos de dados. O Sistema Nacional de Proteção ao Consumidor. Proteção Contratual. Aspectos penais e ação coletiva. Propriedade intelectual e industrial. Lei nº 9.279/96. Patente de Invenção e de Modelo de Utilidade. Registro de marcas, desenhos industriais e indicações geográficas. Período de proteção. INPI, registro e processo administrativo. Nome empresarial e título de estabelecimento. Exploração e extinção da propriedade industrial. Impedimentos. Ilícitos relacionados.

Projeto para a Logística

Considerações logísticas no desenvolvimento de produtos. Projeto de embalagens eficientes: requisitos econômicos, protetivos e mercadológicos. Padronização, sustentabilidade e logística reversa. Planejamento de armazenagem e transporte

Preparação da Produção e Lançamento do Produto

Planejamento da produção. Lote piloto. Homologação do processo produtivo e do novo produto. Organização dos processos de vendas, marketing e lançamento do novo produto.