Professores

Os professores são os grandes facilitadores do processo de aprendizagem, levando para as aulas conhecimento sistematizado sobre as várias áreas da Gestão do Desenvolvimento de Produto e promovendo o intercâmbio de conhecimentos com e entre os alunos. Seguem os currículos resumidos dos professores do GDP.

O curso conta com professores de excelente formação, com livros publicados, premiações, patentes de invenção, registros de software e muita experiência prática em desenvolvimento de produtos.


Adcley Marcelino de Aquino Souza, Me.

Cursando Doutorado na Escola Politécnica da USP, no grupo de Trabalho, Tecnologia e Organização (TTO), com foco na indústria automobilística e no projeto de produtos, reciclagem, meio ambiente e sustentabilidade. Possui graduação em Engenharia Industrial Mecânica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1996) e mestrado em Engenharia Mecânica e de Materiais pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2004). Atuou profissionalmente por 15 anos em indústria automotiva, em funções ligadas ao Desenvolvimento de Produtos, Gestão da Qualidade de Produtos e Desenvolvimento de Serviços e Rede de Distribuição. Atua como professor do curso de Pós-graduação GDP3 (Gestão de Desenvolvimento de Produtos) da UTFPR e orienta monografias de alunos do mesmo curso. Foi professor do curso de MBA Empresarial em Administração Industrial, na Disciplina Desenvolvimento de Produtos e Pós-venda.

Adriano Araújo de Lima, Me.

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná (1992), especialização em Engenharia de Segurança pela Universidade Federal do Paraná (1995) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Tem experiência na área de Engenharia de Produção e de Segurança, com ênfase em Engenharia Econômica e Logística.

Carla Cristina Amodio Estorilio, Dra.

Doutora em Engenharia de Produção pela USP-SP e Cranfield University-Inglaterra. Mestre em Tecnologia e Especialista em Informática pela UTFPR. Especialista em Ergonomia dos Sistemas de Produção pela USP-SP e Graduada em Engenharia Mecânica pela UFPR/Unitau-SP. Professora titular da UTFPR, vem atuando como Professora e Pesquisadora para os Programas de Doutorado, Mestrado e Graduação em Eng. Mecânica, tendo orientado aproximadamente 60 trabalhos na área e participado em mais de 150 bancas de formação de diversos níveis. Possui publicações na área de engenharia, com ênfase em melhoria de desempenho de processos de desenvolvimento de produtos industriais (projeto e fabricação). Também vem atuando na indústria, através de convênios voltados à projetos de melhoria de desempenho industrial. Publicou aproximadamente 70 artigos, considerando Revistas e Congressos Nacionais e Internacionais e capítulos de livro. Fluente em Inglês e Espanhol.

Carlos Cziulik, Dr.

Carlos Cziulik concluiu o doutorado em Engenharia Mecânica pela University of Surrey, Inglaterra em 1998. O foco principal de seu trabalho foram os mecanismos de avaliação de alternativas na etapa do projeto conceitual no processo de desenvolvimento de produtos. Seu mestrado foi concluído em 1990, junto ao Departamento de Engenharia de Produção da UFSC, na área de Engenharia de Produto (desenvolvimento de máquinas agrícolas), sob a orientação do Professor Nelson Back. Também, é graduado em Licenciatura Para Formação de Professores de Disciplinas Específicas (Tecnologia Mecânica e Desenho Mecânico) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1987) e Bacharel Em Administração de Empresas pela Faculdade Católica de Administração e Economia (1984). Atualmente, é Professor da Classe Especial , do Ensino Básico e Tecnológico, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, onde tem desenvolvido atividades de ensino e pesquisa nos últimos 31 anos. Publicou vários artigos em revistas e eventos. Orientou 26 dissertações de mestrado, mais de 40 Trabalhos de Conclusão de Curso, 26 Monografias de Especialização, 10 Trabalhos de Iniciação Científica. Tem experiência na área de Engenharia de Produção e ramos da Engenharia Mecância, com ênfase em Desenvolvimento de Produto, atuando principalmente nas seguintes áreas: desenvolvimento de produto, desenvolvimento de protótipo, projeto conceitual e metodologia de projeto. Também, tem interesse em pesquisar ferramentas específicas para o desenvolvimento de produtos tais como: QFD, FMEA, Matriz Morfológica, entre outras. Estes termos também servem para contextualização de sua produção científica e tecnológica em diversas bases de dados. Desenvolveu vários produtos em colaboração com a indústria (e.g. Gabinete para GPS agrícola (Montana Pulverizadores Ltda); Sistema Concentrador Secundário de Energia (Landis Gyr Ltda); Prótese de Queixo e Mamária (Sculpture Cirurgia Plástica); entre outros). Atualmente, ocupa a função de Diretor Adjunto de Relações Internacionais da UTFPR.

Fernando Canziani Pereira, Me.

Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade do Vale do Itajaí. MBA Executivo em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Pós-graduação Lato Sensu em Gerenciamento de Marketing pelo INPG, e Graduação em Administração de Empresas pela University of Southern Mississippi (MS, EUA). Experiência profissional nos EUA, Espanha e Brasil, com resultados de sucesso em empresas públicas e privadas de médio e grande porte e de significativa importância. Professor part-time de cursos de pós-graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, ESIC Business Marketing School e da UNIASSELVI . Inglês, Espanhol e português fluentes.

Josmael Roberto Kampa, Me.

Josmael Roberto Kampa é Doutorando em Engenharia Mecânica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), possui graduação em Tecnologia em Mecatrônica (UTFPR, 2005) e mestrado em Engenharia Mecânica e de Materiais pela UTFPR (2009). Cursou especializações em Gestão de Desenvolvimento de Produtos (2008), Gestão da Manufatura e em Ergonomia de Produto e de Processo pela UTFPR, e ensino médio profissionalizante Técnico em Mecânica. Seu foco de pesquisa é a identificação de oportunidades inexploradas de desenvolvimento de novos produtos, serviços e negócios (valor). Atua na área de projetos desde 1998 e na área de ensino desde 2005. Foi professor na UTFPR, IFPR e PUC na área de Engenharia de Produto. Foi, com seus alunos, o 1º colocado na categoria tecnólogo (tema livre) do ?Prêmio Técnico Empreendedor 2007? lançado pelo SEBRAE, MEC e MAPA, como professor orientador. Atualmente é Professor na UTFPR na área de projetos e Professor de Engenharia Reversa e de Projeto Preliminar no Curso de Especialização em Gestão de Desenvolvimento de Produtos da UTFPR.

Leslie de Oliveira Bocchino, Dra.

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (1989), Mestrado em Produção do Conhecimento e Mídia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente é procuradora federal – Procuradoria Geral Federal, Chefe da Procuradoria Jurídica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Marco Antônio Régnier Pedroso, Me.

Bacharel em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Paraná (1984), pós-graduado em Marketing pela FAE (1989) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Atualmente é diretor – M&Design Assessoria e professor – UNIFAE – CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em produto e processos, atuando principalmente nos seguintes temas: ergonomics, quality, customer, innovation e product development.

Marco Aurélio de Carvalho, Dr.

(criador e coordenador do curso)

Marco A. de Carvalho é engenheiro mecânico, com mestrado e doutorado em engenharia de produção. Suas áreas de atuação são a engenharia de produtos e o gerenciamento de projetos. Em especial, tem trabalhado com métodos de criatividade na engenharia, Teoria da Solução de Problemas Inventivos (TRIZ), Inovação Sistemática, Teoria Geral da Inovação (TGI) e Biomimética. É professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), onde atua no Departamento de Mecânica e no Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais. Coordena o Curso de Especialização em Gestão do Desenvolvimento de Produtos, que criou em 2003 e o Laboratório SOMA Inovação Sistemática, que criou em 2007. Também é líder do grupo de pesquisa Criatividade, Inventividade e Inovação Sistemática na Engenharia. É autor do livro Inovação em Produtos, co-autor do livro 121 Heuristics for Solving Problems, organizador do livro Aplicações e Casos em Gestão do Desenvolvimento de Produtos e autor de várias publicações tecnológicas e científicas.

Nilton Luiz Cararo, Me.

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), ano 1994. Pós graduação em Gerenciamento de Projetos pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) ano 2002. Pós-graduado em Mestrado pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), ano 2014. Atualmente é engenheiro mecânico senior – CNH Latin America Ltda. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Fundamentos Gerais de Projetos das Máquinas e Validação de Produto.

Oksana Alphonse Dib, Me.

Possui graduação em Engenharia de Produção Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2005), pós-graduação em Auditoria da Qualidade e Ambiental e mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2008). Atualmente é consultora em construtoras para a implantação do PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Metodologia de Projeto do Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: geração de idéias, clientes, máquinas e implementos agrícolas, controle estatístico do processo, concreto e gestão da qualidade.

Rodrigo Villaca Santos, Dr.

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2009), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2011), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2011), especialização em Análise Numérica Estrutural utilizando o Método dos Elementos Finitos pela Engineering Simulation and Scientific Software – iESSS (2015) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2015). Atua como professor do Magistério Superior na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR.

Tiago Rodrigues Weller, Me.

Doutorando em Engenharia Mecânica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2014), possui graduação em Tecnologia Mecânica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2004) e mestrado em Engenharia Mecânica e de Materiais pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2008). Atualmente é professor assistente na UTFPR na área de produção no departamento acadêmico de mecânica e ministra a disciplina de Engenharia de Produto no curso de Pós Graduação latu sensu em Engenharia Automotiva. Trabalhou como analista de estudos – Renault do Brasil S/A entre 2007 e 2012 e professor titular da Universidade Positivo entre 2009 e 2012. Foi professor substituto por 2 anos (2007-2008) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica e Produção, com ênfase em Projetos de Produtos, atuando principalmente nos seguintes temas: punho esférico, robótica, prototipagem rápida, branch-and-bound, busca tabu (tabu search) e simulated annealing.