Testemunhos

Em pesquisa recente, realizada junto aos ex-alunos do GDP:
– 48,3% indicaram que ter feito o curso os ajudou a obter promoção;
– 58,6% afirmaram que ter cursado o GDP os ajudou a obter aumento de renda;
– 51,7% apontaram que ter feito o curso os ajudou a obter recolocação profissional;
– 93,1% dos alunos afirmou ter indicado o GDP para amigos.

Ninguém melhor para falar sobre o curso do que os  ex-alunos. Assim, seguem alguns testemunhos, permeados por algumas fotos de aulas e atividades sociais do curso.


“Após décadas de trabalho na área de desenvolvimento de produto, fui buscar um curso de pós-graduação com ênfase em Gestão do Desenvolvimento de Produto, que atendesse meus interesses profissionais. A escolha foi minha antiga casa, a UTFPR, na qual me graduei no curso técnico de mecânica em 1984. A escolha se deu em função do excelente conteúdo curricular. Durante o decorrer do curso gratas surpresas reafirmaram o acerto da minha decisão. Os mestres que ministraram este curso superaram minhas expectativas. Além disso, o conteúdo curricular atualizado é de muita valia, mesmo para alguém com extensa experiência na área de desenvolvimento do produto. É importante lembrar que gerir o desenvolvimento de um novo produto é diferente das atividades rotineiras de manutenção de produtos existentes. Este é o objetivo principal do GDP – preparar Gestores de Desenvolvimento de Produtos para um mercado de trabalho cada vez mais exigente.”

Sérgio Salsamendi, Administrador de Empresas, Profissional de Desenvolvimento de Produto na Volvo do Brasil


3

“O conteúdo do GDP foi muito importante para mim, principalmente por cursá-lo durante o princípio de minha carreira na supervisão do departamento de desenvolvimento de produtos da Enerbras. Além de ter a oportunidade de absorver parte do enorme conhecimento de professores brilhantes como Carlos Cziulik, Alex Ferraresi, Marco Aurélio de Carvalho, Nilton Cararo, entre outros, a presença de profissionais de variadas áreas de atuação na composição da turma permitiu uma troca de experiência de altíssimo nível.”

Daniel Puppi, Engenheiro Eletricista, Supervisor de Desenvolvimento de Produtos da Enerbras


3

“O trabalho desenvolvido no GDP foi fundamental para a ampliação dos meus horizontes profissionais. Durante o curso, pude entrar em contato com métodos e técnicas eficazes para o desenvolvimento de produtos e, principalmente, com professores e colegas experientes na área, com as quais foi possível discutir o tema em uma enriquecedora troca de vivências.”

Claudia Sayuri Takace de Souza, Engenheira de Alimentos, Engenheira de Pesquisa e Desenvolvimento da Leão Jr.


3

“O GDP apresenta uma abordagem integrada de gestão que facilita o uso inteligente do tempo para inovar, desenvolver e aplicar com eficácia o conhecimento de uma equipe na satisfação das necessidades do cliente. Sem dúvida, o curso oferece um grande diferencial competitivo, tanto para profissionais como para empresas”.

Josmael Roberto Kampa, Tecnólogo em Mecatrônica, Projetista de Produtos e Professor da UTFPR


3

“O GDP me proporcionou uma visão mais ampla e clara de todas as etapas do processo de desenvolvimento de produtos, permitindo-me, com o auxílio dos conceitos e ferramentas, gerenciar de forma muito mais eficaz todas estas etapas. Grande conhecimento teórico e vivência prática são características presentes em todos os professores do curso”.

Norberto D. Santos, Tecnólogo, Supervisor de Desenvolvimento da Gauss Ind. e Com. de Autopeças


3

“Para mim, o curso foi de grande valor. O GDP me ajudou a desenvolver uma visão sistêmica sobre o processo de desenvolvimento de produtos. O curso também trouxe o conhecimento sobre as ferramentas principais de desenvolvimento de produto (benchmarking, projeto para manufatura, gestão de projetos, FMEA, entre outras), que agora uso no meu dia-a-dia profissional. Além disso, contribuiu para meu amadurecimento para enfrentar o mestrado. Enfim, o GDP me abriu novas frentes e possibilidades de estudos futuros.”

Thiago de Salles Penteado, Designer, Gerente de Design na Lumicenter


3

“O GDP tem sido de grande importância para mim, como profissional que atua na área. Ele traz uma visão abrangente, tratando de assuntos relevantes e demonstrando metodologias, ferramentas e recursos extremamente úteis”.

Niara de O. Kaus, Designer de Produto Freelancer


3

“Com o respaldo de conceituados professores e profissionais das várias áreas que englobam o desenvolvimento de produtos, o GDP me ofereceu uma excelente oportunidade de ampliar meus conhecimentos e capacitação para a tomada de decisões importantes no meu trabalho. O relacionamento da teoria com a vivência profissional dos professores é um dos diferenciais do curso”.

Luiz Gustavo de Miranda, Designer de Produtos da Nilko Metalurgia Ltda.


3

“Procurei a UTFPR devido à sua excelente reputação, que foi plenamente comprovada pela alta qualidade do GDP. O conhecimento adquirido tem sido muito útil profissionalmente, tanto para o encaminhamento de soluções relativas ao desenvolvimento de produtos quanto para a melhoria do nível de empregabilidade, o que evidencia a sintonia do curso com o mercado de trabalho”.

Adilson A. Andrade, Engenheiro da Denso do Brasil