Resumos dos Trabalhos Conclusivos da  Oitava Turma (2010)

Adoção da modularidade no desenvolvimento de produto: um estudo de caso em indústria de máquinas agrícolas
Autor: Rodrigo Mayer de Avila
Orientador: Milton Borsato, Dr.
Diante de um mercado competitivo e globalizado e com clientes cada vez mais exigentes, as empresas devem buscar constantemente a evolução das práticas no desenvolvimento de novos produtos. Uma das práticas empregadas é a adoção da modularidade. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é conduzir uma análise dessa prática em uma indústria brasileira de máquinas agrícolas. São investigadas a compreensão do conceito de modularidade pela engenharia do produto, a identificação de práticas adotadas pela empresa e a verificação da possibilidade de aplicação do projeto modular nos produtos existentes. Quanto aos métodos de pesquisa utilizados, esses envolvem, primeiramente, uma revisão da literatura, seguida de uma pesquisa de campo utilizando como fontes de evidência na coleta de dados entrevistas com engenheiros de desenvolvimento de produto e análise documental. A partir dos resultados, pode-se concluir que a adoção da modularidade no desenvolvimento de novos produtos aumenta a flexibilização da produção, reduz o tempo de desenvolvimento do produto e proporciona ganhos de escala com a compra de componentes padronizados em maior volume.

Análise e Diagnóstico do Desempenho e Maturidade do Processo de Desenvolvimento de Produto em Empresa Fabricante de Postes em Fibra de Vidro
Autor: Eli Gustavo Bill
Orientador: Milton Borsato, Dr.
O processo de desenvolvimento de produtos é uma necessidade dentro das empresas quando se busca excelência e competitividade nos mercados cada vez mais exigentes, principalmente quanto à velocidade e assertividade. A principal dificuldade está no estabelecimento de padrões definidos para o processo como um todo, desde a concepção até o produto final. Com base nesta necessidade faz-se um diagnóstico do nível de maturidade de seu processo de desenvolvimento de produto, visando sugerir melhorias. Utiliza-se para estudo uma empresa fabricantes de postes em fibra de vidro, analisa-se o seu perfil organizacional, suas rotinas de trabalho e entrevista diretamente os envolvidos no processo através de entrevista direta e análise dos resultados, compara com o modelo em estudo tendo como resultado uma avaliação do perfil da empresa quanto ao grau de maturidade dos processos, sugerindo oportunidades de melhoria.

Aplicação do Método Seis Sigma para Redução de não Conformidades Geradas na Etapa de Desenvolvimento de Produto
Autor: Eduardo De Moura Borba
Orientador: Nilto Cararo
Com a competitividade cada vez maior, as empresas são obrigadas a criar alternativas para se diferenciar da concorrência. O foco das empresas é diferente, algumas buscam oferecer soluções inovadoras com alta tecnologia, outras optam pela qualidade do produto, enquanto há também as que focam em produtos de baixo custo. Neste contexto, o processo de Desenvolvimento de Produto vem ganhando importância estratégica dentro da empresa. Altos investimentos em gestão de projetos estão se tornando cada vez mais frequente nas empresas e o diferencial é conseguir obter resultados econômicos e na qualidade do produto para conseguir manter e até aumentar a participação no marketshare.
Projetos baseados no método Seis Sigma estão ganhando notoriedade, pois os resultados divulgados pelas empresas que já implantaram esta método são extremamente positivos, com um payback razoável e com ganhos a longo prazo imensuráveis.
Diante deste contexto, o objetivo deste trabalho é realizar um estudo de caso utilizando o método Seis Sigma para analisar as causas e propor melhorias no processo de desenvolvimento de produto da empresa, com uma meta de redução proposta de 30% das não conformidades geradas na Engenharia de Produto.
As etapas do projeto foram definidas conforme o método DMAIC. Após o levantamento dos dados, foi criado um Gráfico de Pareto, pelo qual foi possível identificar quatro causas responsáveis por mais de 50% do total. A partir destas informações, foram realizados um Gráfico de Pareto e um Diagrama de Causa e Efeito específico para cada um destes itens, a fim de obter um conhecimento mais detalhado sobre as causas das não conformidades. Baseado nestas informações foi traçado um plano de ações para que fossem implantadas com o objetivo de redução deste número de não conformidades. Com estas ações, estima-se que a redução seja de 31%.

Embalagem para cosméticos em pó: estudo de caso focando em desempenho funcional
Autora: Danielle Ikeda
Orientador: Carlos Cziulik, Ph.D.
O segmento de cosméticos tem apresentado significativo crescimento nos últimos anos. No Brasil, o aumento da renda e a melhoria das condições sociais tem proporcionado, principalmente à população feminina, acesso a diversos produtos de aplicação na estética corporal. Por outro lado, este segmento é bastante dependente do emprego de embalagens, quer por razões funcionais, quer por aspectos semânticos (que muitas vezes acaba por definir a compra). Há várias empresas brasileiras que se propõem a ofertar soluções de produtos cosméticos para este mercado-alvo. Todavia, alguns destes produtos estão acondicionados em embalagens que apresentam diversas limitações, afetando negativamente as vendas dos mesmos.  Desta forma, este artigo tem por objetivo apresentar a condução de um estudo de caso acerca da embalagem que acomoda o cosmético base mineral em pó, pertencente à linha Mineral Beauty da empresa O Boticário. A embalagem em questão foi examinada sob o ponto de vista funcional, considerando as características esperadas para a mesma.  Também foi conduzida uma pesquisa de campo junto a profissionais que atuam na área de maquiagem.  A partir dos dados coletados são propostas duas alternativas conceituais para mitigar as limitações identificadas.

 Guia de Referências para o Desenvolvimento de Bijuterias Folheadas
Autora: Fernanda Daniela de Brito Pires Machado
Orientador: Carlos Cziulik, Ph.D.
O presente artigo descreve a estruturação e aplicação de um guia de referência para o desenvolvimento de bijuterias folheadas, além da avaliação dos resultados. As bijuterias folheadas representam um expressivo segmento no mercado brasileiro. Sua importância pode ser observada quando realizada a comparação com as joias, uma vez que as transações referentes a bijuterias folheadas têm crescido em valor e volume, e, as referentes a joias, decrescem em volume. No entanto, a indústria das bijuterias folheadas ainda carece de formalização. Este artigo tem o objetivo de dar suporte para a etapa de projeto conceitual das bijuterias folheadas.
 
Guia De Referência Para O Desenvolvimento De Produtos Para Portadores De Deficiência Visual
Autora: Ana Carolina Richter do Nascimento
Orientador: Carlos Cziulik, Ph. D
A preocupação com o portador de necessidades especiais (PNE) tem crescido nos últimos anos, no mundo e no Brasil. Mecanismos governamentais e legais buscam tratar formalmente o assunto. Os PNEs integram diferentes categorias, dentre as quais no Brasil os deficientes visuais representam 67,3% (IBGE, 2002). Estes, por sua vez, precisam interagir com diferentes produtos. Há iniciativas que contemplam estas demandas. Porém, no Brasil, o que se percebe é a adaptação de produtos convencionais para demandas particulares. As abordagens de desenvolvimento de produto, em sua maioria, não tratam de aspectos específicos quando o cliente usuário é um deficiente visual. Assim, o objetivo do presente artigo é apresentar o desenvolvimento e aplicação de um guia de referência para o desenvolvimento de produtos para portadores de deficiência visual. O modelo proposto é derivado de referenciais teóricos, análise de produtos e levantamento de campo, sendo estruturado em grupos de aplicação e desmembrados em subgrupos, direcionando o projetista à recomendação correta. A recomendação é descrita e exemplos de aplicação são disponibilizados. Uma aplicação descritiva caracteriza o funcionamento do guia proposto. Resultados preliminares de uma aplicação experimental indicam que o Guia de Referência aqui desenvolvido é: i. coerente para com os produtos já comercializados e recomendados para o deficiente visual; ii. aplicável para o público-alvo para o qual é destinado (projetistas com e sem experiência); iii. aplicável na fase de projeto que é direcionado (projeto conceitual); iv. instrumento para melhoria na qualidade das concepções de produto e para a diminuição do tempo despendido em um projeto.

Identificação Das Principais Especificações Técnicas De Projeto Para Escova Dental Com Marca Própria
Autora Melânia Crestine Canci
Orientadora: Carla Estorilio, Dra
O mercado brasileiro de consumo de produtos de higiene bucal, basicamente formado por escovas e cremes dentais, vem alcançando números muito satisfatórios no país. A população está mais consciente da importância do uso desses produtos, mas por questões econômicas e de educação, ainda é pequena a participação nas vendas internas. Nesse sentido, definir especificações técnicas de projeto para estes produtos, em conformidade com os desejos e necessidades dos clientes, contribui para delimitar o projeto e o processo de desenvolvimento, podendo definir o sucesso do produto no mercado. Sendo assim, esse artigo apresenta o desenvolvimento da fase de projeto informacional de uma escova dental para adultos de marca própria, ou seja, uma escova desenvolvida por terceiros, mas que leva o rótulo de uma grande marca. Para isso, foi realizado o levantamento do estado da arte do produto, que envolveu uma pesquisa de mercado, com posterior comparação de algumas características através de um benchmarking com as escovas selecionadas. Em seguida, para o levantamento das necessidades dos clientes, foi desenvolvido e aplicado um questionário. Estas necessidades foram desdobradas em requisitos de projeto, utilizando como apoio, a Primeira Casa da Qualidade do método QFD (Quality Function Deployment) para identificar aqueles prioritários. Como resultado, o artigo apresenta uma tabela com as especificações-meta para o projeto, incluindo uma lista hierarquizada das principais especificações técnicas, seus objetivos, restrições e outras observações pertinentes para se atingir o objetivo-alvo com o projeto da referida escova dental.

Mapeamento tecnológico dos carros elétricos: um futuro próximo
Autora: Carolina Vitória
Orientador: Milton Borsato, Dr.
O presente artigo relata o quadro atual mundial do carro elétrico e avalia por meio de um mapeamento tecnológico (TRM – Tecnology Roadmapping) as tendências futuras no desenvolvimento deste segmento de automóveis, além de, previsões para um futuro próximo. Desta forma, para a construção desse mapa tecnológico se faz necessário desmembrar em um panorama geral os roadmaps e suas utilizações no mercado atual, apontando suas contribuições na fase de desenvolvimento de produtos e quais os benefícios da aplicação dessa metodologia. Para atingir o objetivo principal deste artigo, a construção de um mapa tecnológico, é necessário analisar o papel atual dos carros elétrico no mercado mundial, o desencadeamento desta nova tecnologia que recebe apoio e incentivos governamentais para este novo conceito de mobilidade e também os rumos e a importância em incentivar o avanço desta fase. 

Modelo para Desenvolvimento de Projeto de Controle Remoto com Enfoque em Usabilidade
Autor: Thiago Michelin
Orientador: Marco Antonio Régnier Pedroso, Me.
Este trabalho tem como objetivo a elaboração de uma metodologia para o desenvolvimento de novos controles remotos. Com base nesta metodologia, um modelo de controle remoto para televisores modernos é criado. A proposta de desenvolvimento utiliza-se de ferramentas de design que priorizam a interação: Painel Semântico; Análise Funcional; Pesquisa de Campo para dar suporte a Análise da Atividade; Análise SWOT; Análise Morfológica e Matriz de Avaliação dos Similares.

Procedimento para Conversão de Imagens Médicas em Modelos de Engenharia
Autor: Rodrigo Dos Santos Da Conceição
Orientador: José Aguiomar Foggiatto, Dr.
O presente trabalho apresenta um procedimento para a conversão de imagens médicas em modelos de engenharia compatíveis com sistemas CAE, e neste trabalho foi revisado CAD, elementos finitos, tomografia computadorizada e propriedades do material ósseo. Para melhorar a compreensão, o procedimento é detalhado através de fluxograma com os seguintes macros passos: obter formato DICOM; abrir o formato DICOM em um visualizador; definir região de interesse; converter de DICOM para STL; abrir o STL no CAD; qualidade do STL; poucos gaps; limpar modelo; gerar sólido. Em seguida, dividido em etapas: conversão de imagens médicas para o formato STL (realizado no programa de reconstrução 3D de imagens médicas), conversão do formato STL para modelo sólido (realizado no CAD) e testes do modelo com a simulação CAE. Para realizar o teste do procedimento foi utilizada imagem médica de uma mandíbula, comprovando o funcionamento do procedimento. O uso desse procedimento permitirá que partes anatômicas possam ser analisadas virtualmente através de programas de engenharia, e mostra a importância das ferramentas da engenharia aplicadas para fins da área médica.

Proposta para a Aplicação do Conceito de Sistema Produto-Serviço (PSS) na Indústria Eletrônica
Autor: João Ricardo Gastl
Orientador: Milton Borsato, Dr.
O PSS surgiu como uma metodologia que oferece meios para o desenvolvimento sustentável de uma empresa. Em contrapartida, o crescimento da indústria eletrônica, no seu modelo atual de negócio, gerou problemas relacionados ao acúmulo de resíduos eletrônicos e descarte de materiais tóxicos. Através da avaliação das necessidades do cliente, da oferta de novos serviços baseados nestas necessidades e da reciclagem dos resíduos eletrônicos, o presente artigo propõe etapas a serem seguidas para que a indústria eletrônica se encaixe no modelo de negócio baseado em sistemas produto-serviço. Estas etapas mostram como a indústria eletrônica pode evoluir de forma gradual para um modelo de negócio sustentável.

Proposta para implantação de ferramenta para Gestão de Portfólio na fase de planejamento estratégico de produtos e projetos de uma Indústria Química
Autora: Michelle Ayres de Carvalho Spada
Orientador: Milton Borsato, Dr. 
O processo de desenvolvimento de produtos é uma atividade estratégica e com o ambiente altamente competitivo e inovador, as empresas necessitam conviver com novos projetos a toda hora. É na macrofase do pré-desenvolvimento que ocorre a reunião de idéias e avalia-se as restrições existentes, desdobrando-se o planejamento estratégico em portfólio de projetos. Porém a falta de um planejamento estratégico eficiente dificulta a tomada de decisão sobre qual projeto deve ser levado em frente e ter o foco bem definido é fundamental para proporcionar diferenciais de competitividade. Para isso é importante praticar a gestão de portfólio que auxilia as empresas a gerenciarem os projetos de forma transparente e sistematizada, podendo utilizar uma variedade de técnicas e ferramentas que fornecem metodologias para guiar o processo de seleção de projetos. Implantar uma ferramenta para auxiliar na gestão de portfólio de uma indústria química é o objetivo deste artigo, e dentre as diversas técnicas existentes são apresentados dois modelos e aplicados à realidade da empresa observada. Entende-se que a gestão de portfólio consiste em uma área do conhecimento importante para todas as indústrias e que este processo se estruturado e com aplicação adequada das ferramentas, ajuda a melhorar o foco e contribui, além de outros fatores, para o alinhamento dos projetos com a estratégia da empresa.

Prototipagem Rápida na Indústria Automobilística um Estudo de Caso
Autor: Ilor Bressiani Junior
Orientador: Neri Volpato, Ph.D.
Os processos de prototipagem rápida (Rapid Prototyping – RP) surgiram para reduzir os tempos de desenvolvimento de produtos na fase de projeto, diminuindo a necessidade de retrabalhos no produto final, com isso otimizando a utilização dos recursos financeiros e, conseqüentemente, possibilitando a antecipação do lançamento de novos produtos no mercado. Neste artigo procura-se corroborar a importância da realização de peças protótipos, no sentido de evitar o desperdício de tempo e dinheiro, apresentando um estudo de caso onde se comprovou que a não utilização de um protótipo físico causou atraso na aprovação de uma peça e um aumento nos custos do projeto, mostrando que vantagens podem ser obtidas quando protótipos estão inseridos logo nas fases iniciais no desenvolvimento de um projeto.