Resumos dos Trabalhos Conclusivos da Primeira Turma (2003)

Aplicação Da Engenharia Robusta Na Solução De Problemas De Projeto
Autor: Alexandre Cezar Vanzo
Orientador: Adcley Marcelino de Aquino Souza, M.
Resumo: A competitividade das empresas está diretamente ligada à qualidade de seus produtos. Existem técnicas que auxiliam na criação de produtos com qualidade e em menor tempo. Uma destas técnicas é a Engenharia Robusta, que visa desenvolver produtos que mantenham suas características de desempenho, mesmo quando submetidos a fatores não controláveis. Para tanto, deve ser obtida a combinação ideal dos fatores controláveis, que torna o produto insensível a variações nos fatores incontroláveis. Este trabalho propõe, a partir de um problema real, utilizar a engenharia robusta para a avaliação de conceitos.

Aspectos De Importância No Pós-Venda De Veículos Utilitários Para O Mercado Brasileiro
Autor: Fábio Martins de Freitas
Orientador: Alex Antônio Ferraresi, M.
Resumo:O presente estudo tem como objetivo identificar aspectos de importância no pós-venda para compradores de veículos utilitários que possam agregar valor de revenda Esse estudo é composto por uma pesquisa caracterizada como um estudo exploratório e eminentemente qualitativo a respeito dos aspectos de pós venda das diferentes marcas de veículos utilitários no mercado brasileiro e seu impacto sobre os preços desses veículos no mercado. Foram realizadas pesquisas de campo junto a profissionais operadores de veículos utilitários na região de Curitiba com o  objetivo de levantar a percepção dos mesmos acerca dos aspectos que julgam importantes em um serviço de pós-venda para veículos utilitários para o embasamento dos conceitos, o estudo apresenta fundamentação teórica e pesquisas de mercado de veículos utilitários.

As Transformações Estéticas E Simbólicas Nos Produtos Industriais
Autor: Luiz Gustavo I. F. de Miranda
Orientador: Marinês Ribeiro dos Santos, M.
Resumo:Este trabalho tem a finalidade de apresentar alguns conceitos de design que caracterizaram o desenvolvimento de produtos ao longo das últimas décadas, bem como a análise do design dos secadores desenvolvidos pela empresa Philips. Entre outras questões, são abordadas definições de design e o seu papel no desenvolvimento de produtos industriais, as relações entre as pessoas e os produtos e as funções práticas, estéticas e simbólicas que os produtos possuem nessas relações. Também são analisadas as tendências de orientação projetual no design através de uma breve apresentação de alguns movimentos que influenciaram o desenvolvimento de produtos desde os anos 40 até os dias atuais, sendo eles o funcionalismo, o design estético e o design semântico. Tendo a empresa Philips como referência, os secadores de cabelo desenvolvidos por ela desde os anos 70 até os dias atuais são mostrados como exemplo da aplicação prática do design em produtos, através da tradução formal das funções prática, estética e simbólica nesses aparelhos. Imagens fotográficas dos produtos foram utilizadas de modo a possibilitar tal análise. Como conclusão deste trabalho, ressalta-se a importância das funções estéticas e simbólicas dos produtos, no que diz respeito ao papel que desempenham ao estabelecer relações entre as empresas, os artefatos e os consumidores. O registro iconográfico dos secadores de cabelo visa contribuir para a história do desenvolvimento do design no mercado nacional, apresentando produtos desenvolvidos pela Philips ao longo dos últimos 30 anos.

Avaliação De Oportunidades De Desenvolvimento De Produto No Mercado De Motopeças
Autor: Amarildo A. Pereira
Orientador: Alex Antônio Ferraresi, Me.
Resumo: Estudo do setor de motocicletas, abrangendo a produção e vendas do setor, com dados históricos de 1975 até os dias atuais. O propósito é identificar os fatores que impulsionaram o acentuado crescimento a partir de 1992. A partir da análise desses fatores, avaliar-se-á a situação enfocando as oportunidades para o desenvolvimento de novos produtos e relacionado com os aspectos mercadológicos. Os principais conceitos de marketing serão abordados, como por exemplo o desenvolvimento de novas ofertas para  o mercado, o conceito de ciclo de vida dos produtos e os estágios de evolução do mercado. Baseado nestes conceitos apresentar-se-á um estudo do setor  relacionando com os conceitos teóricos estudados. Finalmente, serão apresentadas oportunidades para desenvolvimento de produtos para o setor e as diferentes estratégias de mercado que podem ser empregadas.

Benchmarking - Aplicação Do Benchmarking Em Uma Indústria De Plásticos Semi-Acabados
Autor: João Paulo Zilli

Orientador: Vanderley Buzian, Esp.Resumo: A concorrência entre as empresas é cada vez maior, todas buscam por fatias maiores de mercado. Muitos fatores são importantes para melhorar a lucratividade: entre outros custos, a qualidade e a produtividade. Nestes fatores, todo avanço é importante, pequenas melhorias podem gerar grandes resultados. Porém é muito difícil tomar decisões sem ter em que se apoiar, para definir o rumo que a empresa deve tomar é preciso de muitas informações. Outras empresas do mesmo ramo, ou de áreas completamente adversas podem ser fontes de informações que a empresa necessita. Nesta linha de raciocínio o benchmarking se desenvolveu. Ele é um processo contínuo e sistemático de avaliação de produtos, serviços e processos de trabalho de organizações que com a finalidade de melhoria organizacional, praticam as melhores técnicas. Neste trabalho é apresentado o benchmarking através de uma teoria, e para que fosse possível comprovar a sua eficiência foi realizada uma aplicação prática. Utilizando-se como base a indústria de plásticos semi-acabados, demonstrou-se os benefícios que a empresa pode obter com o uso dessa ferramenta, melhorando a visão do mercado em função das informações obtidas nos concorrentes, e também o melhorando o relacionamento entre as empresas. Em função da necessidade de informações técnicas, escolheu-se o benchmarking competitivo para ser aplicado pela sua forma de comparação direta entre empresas do mesmo setor.

Benchmarking Aplicado No Desenvolvimento De Uma Peça Termoformada Para Uso Em Um Refrigerador Doméstico
Autor: Carlos Eduardo Bacchi Jabur
Orientador: Vanderlei Buzian, Esp.
O benchmarking é um processo de pesquisa, contínuo e sistemático, onde o administrador realiza comparações de processos e práticas de sua empresa com os de organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas administrativas, para avaliar produtos, serviços e métodos de trabalho, com o propósito de aprimoramento organizacional, procurando a superioridade competitiva. O benchmarking visa o desenvolvimento de estudos que comparem o desempenho com a concorrência e com referenciais de excelência, objetivando atingir uma posição de liderança em qualidade. Os estudos organizados em projetos devem identificar serviços e processos de alto nível de qualidade em outras empresas, ou setores da própria empresa, avaliar como tais resultados são obtidos e incorporar o conhecimento quando aplicável aos seus processos e serviços. As experiências realizadas na prática confirmam um elevado grau de satisfação das empresas participantes apesar dos cepticismos iniciais demonstrados em muitas delas. Como exemplo será citado um benchmarking de desenvolvimento de um produto, mais especificamente uma peça de refrigerador no setor de termoformagem. A essência do benchmarking consiste na idéia de que nenhuma empresa é a melhor em tudo o que implica reconhecer que existe alguém dentro do mercado que faz algo melhor do que nós. Conclui-se, portanto, que em todos os anos descobrem-se novos conceitos de management que, além de se tornarem antiquados rapidamente, trazem pouco valor acrescentado às empresas. Pode-se assegurar que não é o caso do benchmarking, uma vez que, além de descobrir oportunidades reais de melhoria nas empresas, o benchmarking estabelece um mecanismo de aprendizagem contínua de novas práticas e idéias dentro da empresa, o que favorece a existência de uma cultura de melhoria e aprendizagem a todos os níveis da organização.

Definição E Implantação De Metodologia De Desenvolvimento De Novos Produtos – Trabalho Elaborado Em Uma Empresa Prestadora De Serviços Em Corte A Laser
Autora: Silvana Aparecida Basso
Orientador: Marco Aurélio de Carvalho, Me.
O presente trabalho consiste na elaboração de um estudo sobre o processo de desenvolvimento de produtos em uma empresa prestadora de serviços em corte a laser, para definição e implantação de uma nova metodologia para o desenvolvimento de produtos baseada em metodologias existentes.A necessidade de uma metodologia se apresentou a partir do momento em que esta empresa decidiu desenvolver produtos próprios com intuito de aproveitar a alta tecnologia de seus equipamentos. A intenção foi a de desenvolver produtos que possuam características marcantes, possíveis apenas pela utilização destes equipamentos, ou seja, os produtos deveriam possuir como principal diferencial competitivo a tecnologia empregada em sua produção. No entanto, a empresa não possuía conhecimento dos conceitos para desenvolvimento de novos produtos. Na elaboração deste trabalho, foi realizada, primeiramente, a descrição da empresa, relacionando suas atividades, seus funcionários, setores e equipamentos e seus objetivos quanto ao desenvolvimento de produtos. Depois se realizou a modelagem do processo atual de desenvolvimento de produtos utilizado pela empresa. A seguir, se prosseguiu com a análise deste processo, avaliando seus pontos positivos e negativos. Através de uma revisão bibliográfica, fez-se um levantamento das principais metodologias de desenvolvimento de produto existentes, para se conhecer o estado da arte a respeito do tema. Finalmente, com base nas informações coletadas, delineou-se uma metodologia de desenvolvimento de produtos que tem como objetivo adequar ao máximo os procedimentos desta metodologia à rotina da empresa. A partir daí, elaborou-se um plano para a implantação desta metodologia, levando-se em conta as atividades a serem executadas, o prazo mínimo para implantação, os recursos necessários e o monitoramento e avaliação de todo o processo.

Desenvolvimento De Produto - Metodologia De Desenvolvimento De Produtos Variantes Em Uma Indústria De Eletrodomésticos
Autor: Ricardo Luiz Sanchez Rodriguez
Orientadora: Carla Cristina Amodio Estorilio, Dra.
O presente trabalho propõe uma customização da metodologia de projeto utilizada para o desenvolvimento da maioria dos produtos de uma empresa multinacional fabricante de eletrodomésticos no processo de desenvolvimento de produtos variantes.           Foi realizada uma revisão da literatura sobre conceitos e ferramentas utilizadas nos processos de desenvolvimento de produtos, abordando, também, conceitos de reengenharia de processo. Também apresenta a metodologia de desenvolvimento de produto de BACK & FORCELLINI (1997). Em seguida, a metodologia de desenvolvimento de produto da empresa pesquisada é detalhada, utilizando as diretrizes da reengenharia, com o objetivo de propor uma metodologia de desenvolvimento de produtos adaptada ao processo de desenvolvimento de produtos variantes. Uma metodologia personalizada ao processo em questão foi sugerida, porém, não foi validada. Entretanto, estimou-se, teoricamente, os possíveis ganhos de desempenho com a utilização da metodologia proposta, estando entre estes; agilidade no lançamento de novos produtos e maior facilidade na coordenação de vários projetos simultaneamente.

 

Estratégias De Inovação Na Indústria Moveleira
Autora: Juliane de Bassi Padilha
Orientador: Carlos Cziulik, Dr.
A presente investigação trata do aspecto da inovação no processo de desenvolvimento de produtos, procurando abordar de que maneira as empresas podem utilizar os mecanismos de gestão da inovação para o desenvolvimento de  produtos competitivos e diferenciados frente aos concorrentes e a seus clientes. Com o objetivo principal de caracterizar estas estratégias, foi realizado um levantamento bibliográfico, abrangendo os aspectos da inovação, de um modo geral e da mesma dentro da indústria brasileira de móveis, sendo que este estudo foi direcionado ao Pólo Moveleiro da Região Metropolitana de Curitiba – PR. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, a qual contextualizou a indústria de móveis no Brasil, revelando suas principais características e os fatores de competitividade do setor. Foi realizada pesquisa de campo na região mencionada, através de um questionário aplicado em algumas empresas. Com o intuito de complementar as informações obtidas com o questionário, foram realizadas entrevistas com designers atuantes no setor moveleiro. A pesquisa possibilitou a obtenção de dados que foram analisados, sistematizados e interpretados de modo a estabelecer um panorama da dinâmica das inovações na Região Metropolitana de Curitiba. A partir das referências obtidas pela pesquisa bibliográfica e da verificação das práticas correntes na indústria moveleira, no que se refere à inovação, foi possível estabelecer parâmetros e proposições de estratégias que estas empresas podem utilizar a fim de desenvolver produtos inovadores, competitivos e de valor agregado. Para completar o estudo, foram descritas iniciativas de algumas empresas moveleiras da Região Metropolitana de Curitiba no que diz respeito ao desenvolvimento de produtos inovadores. Dentro deste contexto, foram apontadas algumas das estratégias propostas anteriormente, com o intuito de comprovar que tais mecanismos realmente são capazes de gerenciar o desenvolvimento produtos inovadores.

Evolução Dirigida Aplicada Ao Desenvolvimento De Embalagens - Uma Aplicação A Latas De Bebidas
Autora: Niara de Oliveira Kaus
Orientador: Marco Aurélio de Carvalho, Me.
Este estudo apresenta uma prospecção para uma embalagem no segmento de bebidas. O objeto do estudo é a lata de alumínio, usada para refrigerantes e cerveja e o período da prospecção é até o ano de 2020. A base para o estudo foi a metodologia Directed Evolution (Evolução Dirigida), criada por Boris Zlotin e Alla Zusman (Zlotin & Zusman, 2001). A pesquisa tem início procurando retratar o panorama atual do mercado de embalagens de bebidas, através de pesquisa em revistas e publicações especializadas do setor de embalagens. Foram pesquisadas as principais matérias-primas usadas neste segmento, através de pesquisa bibliográfica e busca em alguns sites. Pesquisou-se, também, sobre a reciclagem dos principais materiais de embalagem, com base em revistas e publicações especializadas do setor e sites. Depois desta abordagem do cenário atual, foi usada a metodologia Directed Evolution, que abrange o estudo do passado e do presente para, então, fazer uma prospecção do futuro. Usando conceitos da TRIZ (Teoria da Solução Inventiva de Problemas), a Directed Evolution consiste de cinco estágios, que são a coleta de dados históricos, o diagnóstico, a síntese de idéias, a tomada de decisão e o suporte à evolução. A metodologia foi aplicada para analisar como poderá se dar a evolução da lata de bebida, tendo-se chegado a três concepções que esta embalagem poderá assumir, no futuro.            Como principais conclusões deste trabalho, está a percepção da importância deste assunto dentro do desenvolvimento de produtos. É necessário observar constantemente os rumos que determinados sistemas ou tecnologias poderão tomar, para poder intervir e administrar. A Evolução Dirigida é uma metodologia que, através de questões e ferramentas, questiona o universo que engloba determinado sistema, resultando numa visão abrangente para a elaboração de uma prospecção.

O Poka-Yoke E Seu Uso Numa Indústria De Chicotes Elétricos Automotivos
Autor: Fábio Beraldo Lopes
Orientador: Marco Aurélio de Carvalho, Me.
Dentro das atuais condições do mercado as empresas batalham para se manter competitivas e gerar lucros. Na sentido de reduzir gastos, inovar, ampliar número de clientes e reduzir tempos de produção foram criadas ferramentas úteis que auxiliam a todos no dia a dia. Este trabalho apresenta uma destas ferramentas – o Poka-Yoke. O Poka-Yoke surgiu nos anos 60 com o japonês Shigueo Shingo e se tornou a mais indispensável e uma das mais simples armas contra as falhas. Muitos autores abordam o sistema Poka-Yoke, porém sempre aliando o Poka-Yoke às demais técnicas de manufatura. Este trabalho detalha a teoria desenvolvida sobre o tema e faz uma apresentação de exemplos de Poka-Yokes usados em indústrias de chicotes elétricos automotivos, procurando assim, tornar mais simples e direta a interpretação. Na indústria de chicotes elétricos automotivos é fácil visualizar os diversos Poka-Yokes empregados. Para se ter uma noção de como são criados os Poka-Yokes foi incluído no trabalho o desenvolvimento de um sistema de detecção de clips e como ele está auxiliando a garantir o “zero defeito”, atuando diretamente nos meios de fabricação. Este trabalho também descreve a elaboração do produto “chicote elétrico” exemplificando onde se aplicam os sistemas à prova de falhas na criação e fabricação de um produto. Enfim, o trabalho aponta o Poka-Yoke como uma ótima ferramenta para a aprimoração da qualidade produtiva, como a indústria de chicotes elétricos tem usado este sistema e como esta utilização pode servir de exemplo para outras indústrias.

Redução Do Tempo De Desenvolvimento De Produto Em Indústria De Ar Condicionado Automotivo

Autor: Adilson Aparecido de Andrade
Orientadora: Profª. Carla Cristina Amodio Estorilio, Dra.
O problema que será tratado nesta monografia diz respeito à redução do tempo de desenvolvimento de produto.  O foco são as atividades desenvolvidas no departamento de Engenharia de Projeto de Produto de uma indústria brasileira de ar condicionado automotivo localizada no sul do Brasil. Entre os objetivos desta investigação podem-se citar a descrição de como reduzir o tempo de desenvolvimento de produto e o conseqüente aumento da produtividade do trabalho na Engenharia de Projeto de Produto.O encaminhamento da solução do problema tem como base a análise do Processo de Desenvolvimento de Produto, a comparação entre um modelo teórico e o fluxograma de projeto de produto da empresa, bem como a análise de métodos, metodologias e ferramentas que podem compor uma lista de ações úteis para atender aos objetivos propostos. Como principais conclusões, têm-se a constatação de que o projeto de produto é crítico para a redução do tempo de desenvolvimento, as alterações de projeto no início têm um impacto pequeno no custo, mas grande no tempo de desenvolvimento, e existem lacunas no projeto de produto da empresa, para as quais são sugeridas correções e apresentadas propostas de melhoria.

 

Seleção De Alternativas Conceituais No Processo De Desenvolvimento De Produtos – Uma Abordagem Envolvendo A Estratégia Organizacional
Autor: Fábio Ribeiro de Carmargo
Orientador: Carlos Cziulik, Dr.
Este trabalho propõe uma abordagem diferenciada no processo decisório de seleção de alternativas na etapa conceitual do desenvolvimento de produtos, através da correlação de objetivos gerais de projeto com os interesses estratégicos da empresa, ao utilizar duas novas ferramentas aplicadas ao método de seleção proposto por Pahl e Beitz (1996). O trabalho está subdividido em quatro partes: i) a primeira parte revisa a literatura quanto aos métodos de desenvolvimento de produtos propostos por diversos autores, com enfoque na etapa conceitual e no processo de decisão para a escolha da alternativa com melhor potencial de sucesso. Também examina a proposta de Porter (1986), de estratégias genéricas competitivas; ii) na segunda parte, o autor propõe o uso de duas ferramentas, que em conjunto com o método de seleção de alternativas proposto por Pahl e Beitz, estabelece uma relação dos critérios técnico-funcionais com os interesses estratégicos da organização; iii) a terceira parte consiste na aplicação do processo proposto pelo autor na seleção de alternativas conceituais do desenvolvimento de um processo de fabricação em uma indústria de alimentos; e iv) na quarta parte do trabalho o autor faz uma análise  dos resultados da aplicação do processo proposto. O objetivo do trabalho é possibilitar a aplicação do processo de seleção proposto à gestão do desenvolvimento de produtos das empresas, adaptado à realidade de cada uma delas e que contribua com a otimização da sua capacidade competitiva, fator de crescimento, equilíbrio e solidez no mercado.

Sistemas De Ignição Para Motocicletas De 125cc Fabricadas No Brasil
Autor: Sérgio Luiz Figueiredo Baú
Orientador: Alexandre Moeckel, Me.
O Setor de Duas Rodas tem merecido destaque na economia industrial brasileira pelo seu crescimento contínuo na última década. Enquanto o PIB brasileiro cresceu 27% de 1994 a 2003, este setor cresceu 676%. A escassez de bibliografia sobre os Sistemas de Ignição utilizados na fabricação das motocicletas nacionais foi outro incentivo para a elaboração desta monografia, que está focada em dois fabricantes, HONDA e YAMAHA, que são responsáveis por 99% das motocicletas comercializadas no Brasil, sendo que neste segmento o maior mercado é o de motocicletas 125cc. Inicialmente são apresentados dados estatísticos sobre o segmento de Duas Rodas, seguidos pela descrição das origens dos Sistemas de Ignição. Princípios básicos de eletricidade e eletromagnetismo são abordados para fundamentar a apresentação dos tipos de sistemas de ignição utilizados no Brasil. Na seqüência do trabalho, são descritos e ilustrados diferentes modelos de Sistemas de Ignição e as motocicletas que os utilizam. Este trabalho se constitui de uma revisão bibliográfica complementada com informações colhidas pelo autor em seu ambiente de trabalho, na empresa Magnetron Componentes Ltda. Embora este estudo apresente limitações, seu propósito é servir como referência inicial para interessados na temática de sistemas de ignição de motocicletas.