Resumos dos Trabalhos Conclusivos da Quarta Turma (2006)

Aplicação De Projeto Robusto No Desenvolvimento De Fogões Com Ciclo Self Clean
Autor: Fernando H. S. B. de Moraes
Orientador: Adcley M. de A. Souza, Me.
Liderar competitivamente e com lucro no mercado exige o lançamento de produtos de alta qualidade e preço justo, no menor prazo possível. Algumas metologias podem ser aplicadas no desenvolvimento do produto para que possa auxiliar e direcionar com excelência o alcance desse objetivo. Um exemplo é a Engenharia Robusta. Robustez resume-se em desempenho superior do produto, processo ou tecnologia, sem interferência de fatores não controláveis pelo projetista, chamado de ruído, ou seja, fatores associados às condições de uso, condições ambientais, envelhecimento ou desgaste. No desenvolvimento desse trabalho, o objetivo principal foi o entendimento dos fatores que estavam causando a alta temperatura na região externa da porta, e posteriormente reduzir essa temperatura. Os produtos em referência são fogões da marca KitchenAid, com o ciclo self-clean1. Após o entendimento dos fatores, a próxima etapa foi buscar soluções no projeto para reduzir essa temperatura. A máxima temperatura externa especificado por norma não pode exceder 67o C (região externa da porta), a temperatura encontrada durante o primeiro ensaio foi de 94.5o C. As ferramentas utilizadas para auxiliar no entendimento dos fatores durante o processo de desenvolvimento foram: mapas de raciocínio, mapas de processo e mapa de produto, outra importante ferramenta e que foi aplicada nesse projeto foi DOE (Projeto de Experimento), utilizando o software JUMP2 para analise dos dados. Os resultados obtidos foram aprovados em norma, ou seja, de 94.5 o C (máxima temperatura encontrada) foi para 54.7o C após mudança no projeto.

Comparação Entre Métodos De Apoio Ao Projeto De Produtos Industriais: Um Guia Para Tomada de Decisões
Autora: Susana M. Barbosa
Orientadora: Carla C. A. Estorilio, Dra.
Com a globalização dos mercados, a competitividade das empresas aumentou. Atualmente, as empresas têm a necessidade de ter um processo de desenvolvimento de produto (PDP) cada vez mais estruturado. A partir dessa estruturação do PDP espera-se minimizar ou reduzir os seus problemas e, desta forma, diminuir o tempo de desenvolvimento dos produtos, garantindo os parâmetros de qualidade necessários e, também, a redução do seu custo de desenvolvimento e manufatura. Com este cenário, a necessidade da existência de metodologias e métodos que melhorem o desempenho do processo de desenvolvimento de produtos também aumentou. O objetivo deste trabalho consiste na comparação entre recursos de apoio ao projeto de produtos industriais. Para tal, será realizada uma revisão bibliográfica dos problemas existentes no PDP e de que métodos e metodologia surgiram no intento de minimizá -los ou reduzi-los. Posteriormente , será realizada uma revisão bibliográfica dos métodos e metodologia mais utilizados na indústria, e, na seqüência, será realizada uma comparação desses métodos, evidenciando as vantagens e desvantagens de cada um deles, a fase de projeto em que devem ser aplicados, o seu principal objetivo e qual o principal problema que está na base do seu aparecimento. Com o término do trabalho espera-se que o leitor apreenda alguns dos conceitos básicos de cada um deles e seja capaz de definir o melhor método para uma determinada situação prática.

Desenvolvimento De Projeto E Protótipo De Um Dispositivo De Proteção Contra A Construção De Ninhos Por Pássaros Para Mandíbula De Secionador Tipo SAV-T50
Autor: Francelino Glodzienski
Orientador: Carlos Cziulik, Dr.
As empresas de distribuição de energia elétrica estão tentando aumentar cada vez mais a sua disponibilidade procurando diminuir ao máximo as manutenções que exigem o desligamento de equipamentos dentro das subestações. Entretanto, muitas subestações  elétricas estão sofrendo com o aparecimento de ninhos de pássaros no interior das mandíbulas dos secionadores, fazendo com que o número de intervenções das equipes de manutenção aumente. A partir de extensiva pesquisa em campo pode-se caracterizar a oportunidade para desenvolver o projeto e construção do protótipo de um dispositivo de proteção contra os ninhos de pássaros, para uso em secionadores. O projeto foi desenvolvido segundo a metodologia de projeto proposta por Pahl & Beitz (1996). Assim, a partir do esclarecimento da tarefa e projeto conceitual, foi possível gerar cinco possíveis soluções alternativas para este dispositivo. Após avaliação, aquela identificada com maior potencial, foi dimensionada preliminarmente. Com o projeto preliminar definido, foi confeccionado um protótipo para validação do funcionamento do dispositivo projetado. Ao final, com os testes realizados, pôde-se confirmar que o protótipo adere à maioria das especificações de produto produzida nas etapas iniciais do processo de desenvolvimento.

Estratégia Do Oceano Azul: Um Novo Conceito De Bebida Em Pó Na Leão Jr. S.A.
Autora: Claudia Sayuri Takace de Souza
Orientador: Marco Aurélio de Carvalho, Me.
O mercado de bebidas em pó é bastante concorrido e tradicional. O desenvolvimento de uma bebida que concorra com os líderes de mercado é uma tarefa que requer cuidado e uma metodologia adequada. A Estratégia do Oceano Azul é uma metodologia bastante que leva bastante em consideração as necessidades dos clientes e consumidores, pela observação da dinâmica de mercado e concorrência. Esta metodologia, que leva em conta, principalmente, os atributos valorados pelo consumidor, vem de encontro às necessidades do estudo, pois leva à coleta de dados do ambiente externo para o desenvolvimento, e o conduz de forma natural. Além do desenvolvimento do produto, a metodologia aborda a formação de preço, metas de custo na organização e questões sobre a adoção do produto na empresa, fornecedores e mercado. Durante o desenvolvimento do trabalho, contextualiza-se o desenvolvimento de produtos no mercado de alimentos, discorre-se sobre o método e, por fim, apresenta-se a empresa envolvida e realiza-se estudo de caso. O projeto foi desenvolvido dentro da linha de bebidas em pó da Leão Junior S.A., com a finalidade de chegar a uma nova concepção de bebidas dentro deste mercado. Analisa-se uma bebida em pó que concorre, primordialmente, por preço e aspectos nutricionais, aplica-se a metodologia, e atinge-se um conceito que agrega conveniência, praticidade e formas atraentes e diversas, potencialmente criando não só um novo produto, mas um novo mercado para atuação na empresa. Esta nova forma de comercialização da bebida em pó utiliza tecnologias de compressão para gerar uma bebida em doses individuais na forma sólida, com possibilidade de exploração de formatos e embalagens. O chá em pó compactado, embalado individualmente, vem de encontro às mudanças que vêm ocorrendo na sociedade, como o surgimento de famílias cada vez menores e a necessidade de se realizar refeições fora de casa constantemente, sem abrir mão da qualidade e da saúde.

Estratégia Para Inserção Das Informações "Cliente" No Desenvolvimento De Produtos Em Empresa Automobilística Japonesa
Autora: Michelle N. Pierin
Orientador: Carlos Cziulik, Dr.
Disponibilizar um produto que satisfaça o cliente é fator decisório para consolidar a marca de uma empresa, no atual cenário competitivo da indústria automobilística. Muitos esforços devem ser realizados com o intuito de disponibilizar um produto que atenda às necessidades dos clientes e mais do que isto, fidelize-os. O estudo em questão é realizado em empresa automobilística japonesa da região metropolitana de Curitiba. O seu modelo atual de desenvolvimento de produtos não contempla um adequado endereçamento das informações de clientes coletadas pela mesma. Isto gera um gasto com pesquisas cujos resultados não são adequadamente utilizados, problemas de qualidade para os quais medidas corretivas demoram a ser implementadas, falta de aproveitamento das informações de cliente em produtos futuros e indicadores de fidelização e re-compra baixos. Conforme indica a literatura, a voz do cliente é um dos mais importantes parâmetros durante o desenvolvimento de produtos. A voz do cliente pode ser coletada através de vários meios, sendo que muitos destes já existem na empresa de estudo. O presente trabalho realizará uma análise comparativa do atual sistema de desenvolvimento de produtos da empresa em estudo, com o modelo presente na literatura, apresentando como contribuição, a estruturação de um conjunto de três proposições que visam o melhor aproveitamento das informações clientes. Uma aplicação preliminar ilustra o funcionamento do uso das posposições possibilitando assim concluir que elas possuem fácil implementação e viabilidade.

Identificação Dos Principais Requisitos Técnicos De Um Projeto De Bolsa Para Utensílios De Bebê
Autor: Rafael P. Lanzoni
Orientadora: Carla C. A. Estorilio, Dra.
Esta monografia trata do desenvolvimento da etapa de projeto informacional de uma bolsa para carregar utensílios de bebês de 0 a 2 anos de idade. Inicialmente, foi realizado o levantamento do estado da arte do produto, que envolveu uma pesquisa de mercado e uma comparação pelo método de benchmarking entre as bolsas selecionadas. Depois, foi feito o levantamento das necessidades dos clientes através de um questionário que foi direcionado a mães das classes A e B, na faixa etária de 20 a 39 anos, com proposições sobre o produto. O grau de importância dado pelos informantes às proposições foi analisado com base na escala de Lickert. Posteriormente, foi realizado o desdobramento das necessidades dos clientes em requisitos técnicos de produto, com o auxílio de um checklist de Rozenfeld. Na seqüência, foi definida a hierarquização dos requisitos técnicos do projeto com a aplicação da primeira Casa da Qualidade, do método QFD (Quality Function Deployment). Finalizando, foram fixadas e priorizadas as metas quantitativas para focar os esforços do projetista para os pontos mais importantes do projeto. O resultado desta monografia é a lista hierarquizada dos requisitos técnicos de maior contribuição para o atendimento das necessidades dos clientes em relação ao produto, ressaltando aqueles que apresentam atributos contributivos para a incorporação dos mesmos no projeto e aqueles que, de alguma forma, são contraditórios ao atendimento das demais necessidades.

Proposta Para Uma Matriz De Avaliação Que Integre Ferramentas De Projeto No Desenvolvimento De Produtos
Autor: Theobaldo J. Müller Jr.
Orientador: Alfredo Iarozinski Neto, Dr.
O projeto preliminar é a etapa da metodologia de projetos responsável por fazer a transformação de uma idéia ou conceito, em especificações de engenharia. Devido a estas características, o presente trabalho apresenta uma proposta metodológica que integre técnicas de desenvolvimento de produtos que permitam uma transição adequada do qualitativo ao quantitativo, ou seja, sem perda de informação durante o processo de desenvolvimento. A proposta se baseia na integração da Análise de Valor e do Desdobramento da Função Qualidade – QFD, por meio de uma matriz morfológica. Se as informações levantadas quanto às necessidades dos clientes forem traduzidas em requisitos de qualidade de uma forma que não ocorram “desvios” ou “perdas” das informações, a probabilidade de sucesso no desenvolvimento de um produto torna-se maior. A idéia proposta é a utilização de ferramentas de projeto, associadas com técnicas matemáticas e recursos computacionais que demonstrem resultados que permitam uma melhor visualização sobre o atendimento das necessidades dos clientes.