Resumos dos Trabalhos Conclusivos da Segunda Turma (2004)

Estudo Comparativo Das Abordagens Para O Ensino De Desenho Técnico Mecânico Nos Cursos De Engenharia Mecânica De Curitiba
Aluna: Maria das Graças Contin Garcia Pelisson
Orientadora: Carla Cristina Amódio Estorílio, Dra.
 Este trabalho é um estudo comparativo das abordagens de ensino atualmente utilizadas nas disciplinas que envolvem as competências em Expressão Gráfica na formação do Engenheiro Mecânico nos cursos da região de Curitiba. Verificaram-se quais as competências e habilidades necessárias ao estudante durante a realização do curso e as competências e habilidades necessárias ao eficiente desempenho profissional. Analisaram-se as disciplinas que envolvem os conhecimentos de “Desenho Técnico”, “Desenho Mecânico” e “Projeto Auxiliado por Computador”, ofertadas pelos cursos. O método utilizado para analisar as informações coletadas junto ao MEC, às universidades e aos professores que ministram as disciplinas foi o Benchmarking. Como resultado é apresentado um estudo comparativo do perfil das universidades e das estratégias de ensino. Na análise de resultados comparou-se o peso do tema dentro de cada curso, os recursos físicos, as metodologias de ensino e a experiência de instituições e do corpo docente.

Estudo Para Obtenção De Estruturas De Produto Automáticas No Projeto Mecânico Utilizando Extração De Atributos De Blocos Do Desenho Digital
Autor: Jorge Svierdsovski
Orientador: José Aguiomar Foggiatto, Dr.
Desde o início da introdução das ferramentas CAD (Computer Aided Design) no Brasil elas já continham recursos para se integrar os desenhos em CAD com banco de dados ou planilhas eletrônicas, ou até mesmo aos sistemas informatizados das empresas, no entanto muito pouco dessa capacidade foi utilizada permanecendo em grande maioria das empresas a dificuldade de repasse das informações dos desenhos para as demais áreas, por não haver esta integração. Buscando exemplificar e fomentar a idéia para o setor de projetos organizar-se e buscar na TI (Tecnologia da Informação) esta integração, foram realizados desenhos com blocos com atributos e extraídos para um banco de dados, através de programação Autolisp, e também realizado um aplicativo para usar estas informações e gerar a BOM (Bill of Material) automaticamente, apresentando relatórios de um projeto exemplo e sua estrutura de produto, que serviram de validação ao aplicativo e a idéia propagada de se obter estruturas de produto automaticamente.

Guia De Referência Para Projeto Conceitual De Segurança Elétrica Em Refrigeradores De Uso Doméstico
Autor: Darlan Princival Jr.
Orientador: Carlos Cziulik, Dr.
Com o aumento das exportações brasileiras na última década, os fabricantes nacionais foram obrigados a adequarem seus produtos às exigências do mercado externo e com isso, passaram a desenvolver produtos que estivessem em conformidade com requisitos normativos e normas internacionais de segurança. A verificação e a aprovação dos produtos conforme os requisitos definidos no início do projeto são feitas na etapa final, antes da produção. Este processo faz com que qualquer problema que possa existir devido ao não atendimento de determinado requisito só seja identificado e informado à equipe de projeto na etapa final. O objetivo deste trabalho é propor um guia de referência para segurança elétrica a ser utilizado na etapa conceitual do projeto de refrigeradores de uso doméstico, a fim de orientar a equipe de desenvolvimento de produtos na tomada de decisões, auxiliando na definição das especificações conceituais, implantando soluções e conceitos baseados nos requisitos aplicáveis desde o início do projeto. O resultado deste trabalho é fornecer uma metodologia que vise reduções em retrabalhos no decorrer e, principalmente, no final do desenvolvimento do produto, atendimento aos prazos, custos e níveis de qualidade estabelecidos para a entrega do projeto, já que o produto desenvolvido terá uma grande probabilidade de ser aprovado em sua avaliação final.O modelo proposto do guia de referência é composto por nove orientações através de ilustrações detalhadas, sugerindo um conceito a ser utilizado durante o desenvolvimento de produtos, a fim de atender requisitos de segurança elétrica. O modelo fornece também as referências normativas que estão sendo levadas em conta em cada orientação, para que o usuário possua mais informações sobre como a solução é avaliada.Uma avaliação reversa é proposta através de um questionário a três potenciais usuários do guia de referência, sendo que os resultados indicam um potencial positivo do uso do modelo no escopo proposto.

Identificação Dos Fatores De Influência Na Aplicação Do Fmea De Processo - Um Estudo Em Produtos Estampados
Autor: Richard Kleber Posso
Orientadora: Carla Cristina Amódio Estorílio, Dr.
Muitas das características que definem o sucesso ou o fracasso de produtos estão ligadas à etapa de projeto. Decisões tomadas na etapa de projeto do produto afetam diretamente a qualidade, o custo e o desempenho. Na fase de projeto, uma das técnicas mais utilizadas e difundidas para melhorar a confiabilidade é o FMEA, que permite a análise preventiva das possíveis causas de falhas. Nesse contexto, o estudo apresenta alguns critérios para minimizar as divergências de opinião durante o desenvolvimento do FMEA de processo entre uma montadora de veículos e seus fornecedores durante o planejamento do processo de estampagem. A indústria automobilística é o foco principal do estudo por apresentar as melhores condições de obtenção de dados junto à empresa e seus fornecedores. Para isso, uma revisão bibliográfica sobre os temas; qualidade, confiabilidade, métodos de apoio ao projeto do produto, FMEA de processo, normas e critérios utilizados pelas empresas envolvidas é apresentada. Também é realizada uma coleta de dados de planilhas de FMEA de processo de estampagem preenchidas pela montadora e seus fornecedores, com o objetivo de identificar incoerências. Associado às planilhas, um questionário é aplicado junto a todos os envolvidos  com o objetivo de compreender os motivos das divergências. Uma análise crítica é realizada sobre os dados recolhidos e como resultado são apresentados os sete fatores de influência na aplicação do método FMEA: conhecimento, histórico de falhas, trabalho em equipe, sintonia fornecedor-montadora,  tempo preenchimento, formação e controle.

Metodologia Para Desenvolvimento De Produto Na Smart Do Brasil
Autor: Thiago de Salles Penteado
Orientador: Marco Aurélio de Carvalho, Me.
O presente estudo surgiu da necessidade de se utilizar um modelo de referência para o desenvolvimento de novos produtos na Smart, empresa fabricante de luminárias decorativas localizada na Região Metropolitana de Curitiba – PR. A partir desta necessidade, realizou-se um trabalho que, primeiramente, identificou a necessidade de aplicação de metodologias para orientar as atividades relacionadas ao desenvolvimento de produtos na empresa. Em seguida, foram estudados os modelos metodológicos propostos por três autores consagrados, sendo eles Jones (1992), Baxter (2003) e Kelley & Littman (2002). Neste levantamento foram identificados quais os principais métodos que estes autores propõem para que o desenvolvimento de produtos tenha um melhor aproveitamento e confiabilidade. Em seguida foi realizado um mapeamento do atual processo de desenvolvimento de produtos da Smart. Neste mapeamento, foram identificadas as principais necessidades dos envolvidos nos projetos em relação a um modelo de referência do processo de desenvolvimento de produtos. Com base no levantamento de necessidades e nas três propostas metodológicas estudadas, foi proposto um modelo de referência simples, prático e minimamente invasivo, que poderá ser aplicado e continuamente melhorado pela própria empresa.

Metodologia Para Desenvolvimento De Produtos Para Usuários De Cadeiras De Rodas
Autor: Marcelo Hiroshi Oyama
Orientadora: Carla Cristina Amódio Estorílio, Dr.
O presente estudo trata do projeto conceitual de produtos com enfoque no usuário de cadeiras de rodas. Tendo como objetivo o desenvolvimento de produtos que atendam às necessidades diferenciadas dos clientes finais.
Realizou-se uma revisão bibliográfica na qual foram apresentadas metodologias de projeto de produto consolidadas, as quais foram adaptadas para suprir as demandas dos cadeirantes. A revisão bibliográfica inclui as normas que regulamentam a acessibilidade no Brasil, a legislação vigente e aspectos antropométricos dos usuários de cadeiras de rodas. A pesquisa possibilitou a obtenção de informações para estabelecer uma visão geral das principais características necessárias em um produto destinado aos clientes em questão.
A partir das referências obtidas pela pesquisa bibliográfica, foi possível estabelecer parâmetros para a proposição de uma metodologia de projeto conceitual para o desenvolvimento de produtos que possam ser plenamente utilizados por usuários de cadeiras de rodas.

Proposta De Modelo De Procedimento Para Especificação De Parâmetros De Argamassa De Revestimento Para Paredes Externas De Edifícios
Autor: Gláucio Rogério dos Santos
Orientador: Carlos Cziulik, Dr.
O setor da construção civil representa uma parcela importante dentro da economia brasileira, que emprega cerca de 1,4 milhão de pessoas e onde o valor das construções executadas alcança cerca de 73,8 bilhões. Dentro deste setor, as atividades de edificação respondem por 39% do valor de obras e/ou serviços do setor da construção. Como a maioria das edificações utiliza argamassas cimentícias para o revestimento de paredes externas, este tipo de argamassa torna-se um importante objeto de estudo, por estar exposto constantemente a agentes de degradação que levam a um prejuízo na sua durabilidade. Para que as argamassas de revestimentos de fachadas possam ter um desempenho satisfatório em serviço, várias medidas devem ser tomadas. Entre elas destaca-se a necessidade da elaboração de um projeto para a execução do revestimento de fachada, no qual estejam detalhadas uma série de informações relacionadas com à especificação de materiais e das técnicas executivas, assim como de todos os agentes que irão interagir, direta ou indiretamente, com a argamassa de revestimento. A falta dessas informações durante a elaboração do projeto de revestimento da edificação, provavelmente ocasionará, com o decorrer do tempo, o surgimento de patologias na argamassa de revestimento. O que se observa é que atualmente, na maioria das vezes não é utilizada uma metodologia ou ferramenta na fase do projeto de revestimento de fachada, que contemple a especificação da argamassa a ser utilizada nesta fachada. Por conseguinte, os requisitos da argamassa não são relacionados às características da obra, nem aos demais agentes presentes no local. Por isso, esta investigação tem como ponto central evidenciar que, atualmente, não há uma metodologia ou uma ferramenta que auxilie o profissional da construção civil no momento da especificação de argamassas a serem utilizadas para o revestimento de fachadas. Devido à inexistência desta metodologia ou ferramenta, no momento da realização do projeto de revestimento do edifício, mais especificamente no momento da especificação da argamassa a ser utilizada, incompatibilidades entre os requisitos necessários para a argamassa e os demais projetos da edificação podem ocorrer. Essa incompatibilidade poderá levar à ocorrência de patologias na fase de uso das edificações, o que é extremamente indesejado pelas construtoras, pois a sua recuperação é um processo trabalhoso, seguido de custos elevados e que, na maioria das vezes gera um desgaste muito grande entre construtora, proprietários e fabricantes ou fornecedores de materiais e insumos. Desta forma, o presente trabalho apresenta uma abordagem que modela e auxilia na especificação de argamassas utilizadas para o revestimento de fachadas de edifícios, com foco na cidade de Curitiba. Uma proposta de modelo para auxiliar na especificação da argamassa de revestimento para fachadas de edifícios será apresentada. Para tornar este modelo o mais real possível, a implementação de uma ferramenta.

Proposta De Substitutivo Para As Normas Brasileiras De Argamassas Para Assentamento E Revestimento De Paredes E Tetos
Autora: Valéria Geraldo de Almeida
Orientador: Carlos Cziulik, Dr.
As argamassas fazem parte dos materiais destinados à construção civil que ocupam maior destaque com relação ao destaque sistema de normalização. Entre as diversas funções as quais se destinam às argamassas estão contidas neste trabalho as mais importantes: argamassas para assentamento de elementos de alvenaria, ligação de alvenaria e para revestimento de paredes e tetos, abrangendo áreas internas e/ou externas. A partir do ano 2000, o sistema de normalização brasileira voltado à construção civil para o produto argamassa, sofreu uma série de mudanças de ordem técnica, que mobilizaram todo o setor abrangido pela mesma. No ano de 2001, houve a publicação da norma NBR 13281 – Argamassa para assentamento e revestimento de paredes e tetos – Requisitos, da ABNT. O setor esperava ansiosamente por essa publicação, em virtude de que a partir da data em que a mesma entrasse em vigor, tal norma passaria a contemplar não apenas as argamassas industrializadas, conforme especificação anterior da NBR 13281 (ABNT, 1995), mas também as argamassas dosadas e/ou preparadas em obra. No entanto, mesmo após publicação da NBR 13281 (ABNT, 2001), o Comitê  de Estudo – C.E, coordenado pelo CB – 18 da ABNT, continuou seu trabalho revisando  e atualizado os métodos de ensaios atuais citados na presente norma, bem como outros métodos de ensaios. Dessa maneira, algumas das diversas características mecânicas do produto argamassa não constadas em normas brasileiras foram transformadas em requisitos mecânicos, favorecendo o desenvolvimento do setor de argamassas, mesmo que lentamente. Para isso, dando continuidade no sistema de revisão, no ano de 2005 foi novamente votada e aprovada a NBR 13281 (ABNT, 2005) com a seguinte denominação: Projeto NBR 13281 – Argamassa para assentamento e revestimento de paredes e tetos – Requisitos. A publicação está prevista para o final do ano de 2005. Esse trabalho buscou identificar e caracterizar algumas necessidades técnicas do setor que ainda não foram contempladas no Projeto NBR, ABNT (2005), contribuindo com sugestões para os próximos passos de estudo e revisão do sistema de normalização brasileira, tanto para as argamassas como também para os revestimentos (constituídos em argamassa), aos quais as normas técnicas encontram-se defasadas, em tempo de publicação e em coerência técnica. Desta forma uma análise crítica comparativa é apresentada entre as normas do produto argamassa e as normas dos revestimentos constituídos por argamassas: NBR 13281(ABNT 2001), NBR 13281(Projeto ABNT 2005),NBR 13528(ABNT 1985), NBR 13529(ABNT 1985), NBR 13530(ABNT 1985), NBR 13749(ABNT 1985),NBR 7200 (ABNT 1985) além da proposta definida. Este trabalho fornecerá subsídios de proposta de revisão normativa.

Proposta De Um Modelo Alternativo Para Desenvolvimento De Produtos Na Indústria Cerâmica
Autor: André Wosniak
Orientador: Carlos Cziulik, Dr.
As indústrias de cerâmica vermelha da Região Metropolitana de Curitiba caracterizam-se por serem empresas familiares com produtos de baixo valor agregado, demonstrando estarem acomodadas no mercado. A inovação aplicada a estes produtos é praticamente imperceptível e, quando aplicada, ocorre de forma lenta e resulta, geralmente, em insucessos comerciais. Ainda não existe um modelo consagrado para desenvolvimento de produtos, específico para a cerâmica vermelha. O presente trabalho tem por objetivo propiciar uma sistemática customizada para o desenvolvimento de produtos na indústria de cerâmica vermelha da região apontada, permitindo o acesso a mercados ainda inexplorados. Este modelo foi desenvolvido com base em uma fundamentação teórica baseada em literaturas sobre o desenvolvimento de produtos, e produtos cerâmicos. Também, obteve-se fundamentos na realidade destas indústrias através de uma pesquisa de campo e da experiência do autor neste segmento. O modelo consiste numa pré-análise, onde verifica-se, através de uma avaliação, a realidade processual da indústria, avaliando a sua aptidão para a fabricação de produtos inovadores. São propostas uma série de ferramentas, descritas detalhadamente, para a sistemática a ser aplicada nas várias etapas do processo de desenvolvimento de tais produtos. Com a aplicação do modelo, espera-se que as indústrias possam promover a inovação de seus produtos, permitindo atender com maior satisfação as necessidades de mercado, garantindo uma melhor lucratividade, através do aumento da aceitação de seus produtos. Complementando o trabalho, aponta-se um exemplo de desenvolvimento de produto, implementado por uma indústria da região, que obteve sucesso, comparando as etapas deste modelo com o produto criado, a fim de se avaliar a eficiência do mesmo.

Tendências Mercadológicas E Sua Aplicação Em Produtos  Eletroportáteis - Uma Análise Sobre Os Eletroportáteis Baseada Em Tendências
Aluna: Arisdene Souza  Santos
Orientador: Marco Aurélio de Carvalho, Me.
A finalidade deste trabalho é de apresentar um estudo sobre as tendências mercadológicas, apresentadas por autores considerados especialistas sobre este assunto, verificando sua aplicação no que se refere a produtos eletroportáteis de cozinha. Através de uma fundamentação teórica é apresentada uma classificação das tendências e a descrição de suas características. Após esta etapa é feita uma compilação das tendências o qual reúne as interpretações, buscando uma correlação unificada destas tendências. Para a avaliação sobre os produtos foram definidas quais categorias seriam estudadas e como foram compiladas para análise. As correlações das tendências com os eletroportáteis foram determinadas através de uma análise, entre a interpretação das tendências e as características correspondentes observadas no produto. Nesta correlação, seguiu com a avaliação da aplicação da tendência sobre os eletroportáteis escolhidos. Como conclusão, a aplicação das tendências apresentadas demonstrou correlação aos produtos escolhidos, sendo possível avaliar tendências com definição baseada em mercado norte-americano, em produtos do mercado brasileiro. A falta de referências para autores sobre tendências para o mercado brasileiro foi mencionada como sugestão de trabalhos futuros. Sendo bastante enfatizado pelos autores, o estudo de tendências é fundamental para o desenvolvimento de produtos, pois podem ajudar a identificar as oportunidades de mercado.