Resumos dos Trabalhos Conclusivos da Sétima Turma (2009)

A Dimensão da Logística Reversa e da Avaliação do Ciclo de Vida no desenvolvimento de Produtos
Autor: Osvaldo Verussa Junior
Orientadora: Cássia Maria Lie Ugaya, Dra.
Ciente das tarefas diárias do desenvolvimento de produtos projeta-se como se dará este processo com condições ambientais cada vez mais desfavoráveis, com a necessidade de frequente inovação e constante pressão para a redução de prazos (time-to-market), custo financeiro e ambiental. Noutra mão, novas demandas surgem com o rigor característico da legislação que procura, ao custo das restrições, propagar o desenvolvimento e por isto apresenta constantes desafios. Neste trabalho pretende-se sugerir a utilização integrada de metodologias e tecnologias disponíveis, que poderão suportar as saídas necessárias a um bom desenvolvimento integrado de produto alinhado com as demandas atuais. O uso da avaliação do ciclo de vida e a logística reversa se posicionam hoje de maneira especial como forte aliada dos desenvolvedores de produtos, empresas e governos. Esta integração será o destaque proposto deste trabalho.
 
A Gestão De Design De Produtos Médico-Hospitalares: Estudo De Caso De Oxímetro De Pulso Milli
Autor: Rodrigo Eidam Guerios
Orientador: Ken Fonseca, Me.
Para que as empresas sejam eficientes no lançamento de novos produtos, que atendam as necessidades de um mercado cada vez mais exigente, ao mesmo tempo obedecendo ao planejamento e orçamento pré-estabelecidos, é fundamental investir na Gestão de Desenvolvimento de Produtos (GDP). O presente trabalho foi desenvolvido em uma empresa de produtos médico-hospitalares, Hi Technologies na forma de estudo de caso e aborda a Gestão de Design do projeto do Oxímetro de Pulso Milli, tendo em vista o atraso ocorrido em seu cronograma. O objetivo deste estudo foi analisar as etapas do processo, buscando os motivos deste atraso. Para tanto, foram feitas pesquisas em referências bibliográficas, coletas de dados em documentos da empresa e pesquisa de campo através da observação participativa do processo de gestão ocorrida. Como resultado, foram identificados os problemas nas diferentes fases do processo e sugeridas recomendações baseadas na pesquisa elaborada e na experiência adquirida de forma que se possa evitar que tais problemas sejam recorrentes em futuros projetos de design de produtos da Hi Technologies.
 
Análise De Custo E De Economia De Água De Bacias Sanitárias De Duplo Acionamento De Um Empreendimento De Alto Padrão Em Curitiba
Autora: Luitanara Mamede Dias
Orientador: Eloy Fassi Casagrande Jr.
O consumo de água das bacias sanitárias representa uma grande quantidade da porcentagem total de água consumida em uma residência, em torno de 29%, por isso possui um grande potencial de economia de água. Foram lançadas no mercado bacias sanitárias com caixa acoplada e sistema de duplo acionamento de descarga com volumes nominais de 6/3 litros, para sólidos e líquidos respectivamente. Este artigo compilou informações para analisar a economia de água e o valor investido para a aplicação desse tipo de bacia sanitária em um empreendimento em Curitiba-PR e verificou que a economia de água em termos financeiros não é tão significativa (R$ 3,15) se comparada ao volume de água economizado (1.575 litros) por mês. Embora o empreendimento analisado, com esse equipamento, precisaria custar mais caro, cerca de R$ 1.180,76 a mais que um imóvel sem bacia sanitária com duplo acionamento, a economia no volume de água seria equivalente a 78 galões de água de 20 litros ou cerca de 3 caixas d’água de 500 litros.
                
Compatibilidade Entre A Encomenda E O Produto Final No Setor Da Construção Civil: Uma Abordagem Das Não Conformidades No Setor Vidreiro
Autor: Claudio Homenko Pereira de Castro
Orientador: Walter Mikos, Dr.
Com o aumento da concorrência, com a necessidade de se melhorar as vendas, de promover redução dos gastos de produção e de aumentar a lucratividade, consultores são induzidos a interpretar, elaborar e executar pedidos de forma cada vez mais rápida e, em geral, pouco eficiente. Neste contexto, podem ocorrer não conformidades que afetam diretamente aos clientes, provocando desconfortos durante a negociação, a execução e a pós-instalação. Este artigo aborda a questão da compatibilidade entre a encomenda e produto final no setor da construção civil, em especial, no setor vidreiro. Este trabalho utiliza como base metodológica, a caracterização das não conformidades observadas um estudo de caso de obras civis executadas por uma empresa, da capital Paranaense, que executa vendas no Paraná e em Santa Catarina. Mediante uma pesquisa de campo, coleta de dados e registros das ocorrências, foram extraídas conclusões importantes, que podem contribuir para a solução dos problemas de compatibilidade de projetos.

Conjunto De Estratégias Para O Codesenvolvimento De Produtos Intraorganizacional
Autora: Ana Cecília Ferreira Fonseca
Orientador: Carlos Cziulik, Ph.D.
Com a crescente demanda pelos chamados “produtos globais”, a estratégia de codesenvolvimento de produtos (CoDP) vem sendo cada vez mais aplicada entre empresas integrantes de uma mesma organização multinacional. Essa aplicação é mais evidente no setor automotivo, devido, principalmente, à complexidade inerente ao seu produto, tanto relacionado ao projeto quanto aos processos de fabricação, exigindo, desta forma, uma grande integração entre equipes multidisciplinares e multiculturais. É possível observar, ainda, que o setor de autopeças vem sofrendo um crescimento acentuado desde a última década, o que pode gerar maior intensidade nas relações entre indivíduos com diferentes culturas organizacionais, durante as fases do processo de codesenvolvimento de produtos. Todavia, existem fatores de influência que prejudicam o desempenho desse processo, ocasionando desvios no andamento do projeto.
 
Desenvolvimento De Um Jogo De Tabuleiro Para Ensino De Gerenciamento De Projetos
Autora: Luciana Gioppo Basso
Orientador: Marco Aurélio de Carvalho, Dr.
Neste artigo, descreve-se o desenvolvimento de um jogo capaz de oferecer uma experimentação prática em gerenciamento de projetos e, deste modo, auxiliar no aprendizado desta disciplina. A necessidade de uma ferramenta simples, porém apta a criar um ambiente dinâmico de aprendizagem sem torná-lo demasiadamente complexo, motivou o estudo. O trabalho inicia-se com um levantamento bibliográfico dos conceitos e melhores práticas aplicadas ao gerenciamento de projetos. Em seguida, são traçadas as diretrizes de desenvolvimento de jogos e suas características. A apresentação de melhores práticas é, então, utilizada para nortear a concepção das principais características do jogo proposto. Os resultados obtidos através de testes realizados mostraram a eficácia do jogo desenvolvido como instrumento capaz de criar um ambiente dinâmico de aprendizado que visa complementar as técnicas tradicionais de ensino.
 
Diagnóstico Para Melhoria Da Etapa De Projeto De Uma Indústria De Médio Porte
Autora: Mayara Ramos
Orientadora: Carla Estorilio, Dra.
Em função da importância do desenvolvimento do produto, o qual deve ser realizado no momento certo e atender o mercado consumidor, demanda-se um procedimento adequado para se alcançar soluções satisfatórias. Entretanto, uma auditoria realizada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) de Santa Catarina (SC) em uma empresa local, constatou-se que esta precisava melhorar seu planejamento de projeto de produtos. Em função dessa demanda, esse artigo apresenta um estudo de caso nesta empresa, a qual é do ramo de eletro eletrônico. Para isso, iniciou-se uma revisão bibliográfica sobre as fases do PDP relacionadas ao Planejamento de Projeto: pré desenvolvimento e projeto informacional. Em seguida, realizou-se o estudo de caso na empresa para se obter um diagnóstico da situação, visando propor melhorias para a situação identificada como deficitária pelo instituto avaliador. Para apoiar a análise e diagnóstico da metodologia de projeto utilizada na empresa, realizou-se um benchmarking de processo, comparando os procedimentos da empresa com os sugeridos por Pahl et al. (2005) e Rozenfeld et al. (2006). Entre as falhas identificadas nas fases delimitadas, constatou-se a necessidade de se melhorar a metodologia para identificar os requisitos técnicos de projeto e, finalmente, as especificações-meta de projeto.
 
Especificações Técnicas Para Embalagem De Óleo Comestível, Utilizando Como Apoio A Casa Da Qualidade
Autora: Clecy Alves Costa
Orientador: Carla Estorilio,. Dra.
A embalagem de um produto está intimamente relacionada ao seu posicionamento mercadológico, devido ao seu apelo e conquista dos consumidores durante o uso. Entretanto, nem todas atendem as expectativas dos consumidores. Através de uma pesquisa prévia, constataram-se algumas deficiências nas embalagens de óleo vegetal comestível, como a falta de praticidade e a falha no acondicionamento do produto, após a abertura da embalagem, o que gera vazamento e outras inconveniências. Visando contribuir para a melhoria do projeto de uma embalagem de óleo vegetal comestível, este estudo identifica os principais requisitos técnicos de projeto, considerando as necessidades dos consumidores. Para isso, a primeira fase da etapa de projeto é desenvolvida, referente ao “Esclarecimento da Tarefa”, conforme diretrizes de Pahl et al. (2005). Durante o desenvolvimento dessa fase, dois métodos são utilizados como apoio: o Benchmarking de produto e a Primeira Casa da Qualidade do método QFD (Quality Function Deployment – Desdobramento da Função Qualidade). Como resultado, o trabalho apresenta a lista das principais especificações técnicas de projeto, consideradas prioritárias para o consumidor de óleo vegetal.
 
Gestão do design e artesanato: análise a partir de estudo setorial do SEBRAE - CE
Autor: Nelson Potenciano Marinho
Orientadora: Joselena de Almeida Teixeira, Dra.
Os ambientes empresariais e as organizações, para se manterem no mercado, tornaram-se mais competitivos, oportunizando ao campo Design uma ampliação em diversas áreas de atuação. As exigências advindas do ambiente competitivo contemporâneo aliadas à dinâmica de mercado vigente no mundo globalizado sinalizam aos profissionais de design oportunidades de negócios. Estas são abordadas pela atividade da Gestão Estratégica do Design que se insere em diversas empresas aquecendo a competitividade e estimulando a inovação em diversos setores da economia. Importante fonte de renda e de desenvolvimento para diversas regiões, o artesanato brasileiro é uma atividade empresarial complexa que pode ser enriquecida com o auxílio do design para o seu desenvolvimento e gerenciamento, na medida em que trata de contextos sociais e culturais integrados à economia. O artigo apresenta conceitos de gestão do design e, por meio deles, analisa uma aplicação prática em modelo de produção artesanal, evidenciando a adequação da Gestão do Design também na atividade artesanal.
 
Metodologia De Desenvolvimento De Produtos Para A Empresa Nhs Sistemas Eletrônicos
Autor: José Altair Ribeiro dos Santos
Orientador: Marco Aurélio de Carvalho, Dr
Com o aquecimento no mercado interno de aparelhos eletro-eletrônicos e com as falhas no sistema de abastecimento de energia do país, a empresa NHS Sistemas Eletrônicos, localizada na Cidade Industrial de Curitiba, ganhou um acréscimo em sua participação no mercado. Juntamente com esse crescimento, apareceram problemas gerados por falhas na fase de projeto. A partir da observação de que tais problemas poderiam frear a ascensão da organização, viu-se necessário criar uma metodologia para gerenciamento dos projetos na empresa. A intenção foi identificar as lacunas na interatividade entre os processos do departamento de desenvolvimento de produtos e definir uma nova metodologia de trabalho que contribua na redução das falhas.  Neste artigo, relata-se a análise do processo atual de desenvolvimento de produtos e propõe-se uma nova metodologia, a qual tem como princípio o desenvolvimento integrado de produtos e é baseada nas recomendações de autores reconhecidos. Uma aplicação da metodologia é apresentada. Por fim, são feitas considerações sobre os resultados alcançados. O trabalho proporcionou uma sistematização do processo de desenvolvimento de produtos, facilitando a criação e gerenciamento de novos projetos.
 
O Futuro Da Motocicleta: Um Cenário Para Ao Ano De 2040
Autor: Jeferson Leandro Landin
Orientador: Marco Aurélio De Carvalho, Dr.
O setor de transportes cresce gradativamente a cada ano e cada vez mais tenta satisfazer as necessidades de mobilidade das pessoas, desenvolvendo produtos inseridos dentro do contexto de inovação tecnológica mundial. Dentro deste cenário, a motocicleta desempenha um papel cada vez mais importante como uma solução prática e econômica de mobilidade em praticamente todo o mundo. As montadoras vêm experimentando um rápido crescimento em vendas de motos e, consequentemente, uma concorrência cada vez mais acirrada. Este artigo propõe uma análise do futuro de longo prazo da motocicleta com a finalidade de clarear alguns horizontes possíveis de desenvolvimento deste produto, para então tornar mais seguras as decisões estratégicas que envolvam o futuro do desenvolvimento deste meio de transporte. Estudando a história do produto e utilizando técnicas de análise e construção de cenários a partir da análise de tendências tecnológicas e mercadológicas atuais, concebeu-se a descrição de um cenário para o ano de 2040 onde é a motocicleta é analisada sob o ponto de vista tecnológico.
 
O Marketing E A Marca Na Decisão De Compra De Móveis Planejados De Alto Padrão: Um Estudo Da Marca Formighieri Em Curitiba.
Autora: Renata Maranhão Faria
Orientadora: Christiane Monteiro Machado, Me.
Para conseguirem ganhar os clientes diante de tanta concorrência, as empresas fabricantes de móveis planejados Curitiba utilizam determinadas estratégias de marketing. Este artigo busca levantar, a partir da análise da marca Formighieri, quais podem ser essas estratégias, comparando o discurso de profissionais da empresa e os de clientes da marca, e compreender até que ponto o valor da marca influencia o consumidor diante de produtos semelhantes. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória, na qual foram feitas entrevistas com um gestor da marca e com cinco consumidoras de produtos da Formighieri. Com a pesquisa foi possível perceber que, ainda que as decisões do mix de marketing sejam feitas de maneira pouco planejada no sentido de construir valor de marca, a confiança que a marca passa é um dos fatores determinantes da decisão de compra. Por outro lado, esse fator não está presente de forma clara no discurso das consumidoras entrevistadas, que provavelmente não conseguem refletir sobre seu processo de escolha, usando critérios subjetivos para a tomada de decisões de compra.
 
Os Efeitos Da Certificação Ambiental Na Indústria Moveleira Brasileira De Móveis Para Exportação
Autora: Bárbara Benatti Naletto
Orientadora: Liliane Iten Chaves, Dra.
Este trabalho tem como objetivo apresentar as normas e certificações ambientais e como estas podem afetar as exportações de móveis brasileiros. É exposta a situação da indústria moveleira brasileira no mercado internacional de móveis, destacando o potencial de crescimento desse segmento. São relatadas questões ambientais relacionadas a essa indústria. As certificações de caráter voluntário são abordadas, expondo-se as divergentes opiniões a seu respeito. Tanto as normas quanto as certificações têm conseqüências no comércio internacional fazendo com que os exportadores tenham de se adequar a diversas condições, e, apesar do nobre motivo pelo qual elas surgem, podem ser utilizadas como disfarce para medidas protecionistas, o que as caracterizaria como barreiras não-tarifárias. Serão expostos também alguns dos requisitos a que podem estar sujeitos os móveis brasileiros e as iniciativas do país para fortalecer o setor no mercado internacional.

Plano De Negócios Para Uma Loja Virtual De Produtos Para Decoração De Quartos Para Bebês
Autora: Karina Preis
Orientador: Marco Aurélio de Carvalho, Dr.
O empreendedorismo tem sido cada vez mais estudado e divulgado. Um ponto importante deste assunto é o desenvolvimento do plano de negócio para empresas. O plano de negócio permite o desenvolvimento de um planejamento, em que são descritos inúmeros elementos importantes de uma empresa. Desenvolver o plano de negócio antes da abertura de uma empresa dá a possibilidade ao empreendedor de verificar se a empresa conseguirá ganhar seu espaço no mercado ou não. Este artigo trata da apresentação de um plano de negócio para uma loja virtual de produtos para decoração de quartos para bebês.
  
Proposta De Processo De Desenvolvimento De Produtos Em Ambiente De Produção “Engineering-To-Order”: Um Estudo De Caso No Setor De Refrigeração Industrial
Autor: Fred Akira Kohiyama
Orientador: Milton Borsato, Dr.
A utilização de um modelo de Processo de Desenvolvimento de Produtos é uma prática cada vez mais comum nas empresas para atender às necessidades dos clientes de forma mais efetiva e oferecer ao mercado produtos mais baratos, com mais qualidade e num prazo menor que os concorrentes. O PDP consiste em etapas sequenciais de trabalho com atividades e responsabilidades bem definidas para atingir um resultado. A utilização de um modelo adaptado de PDP e ferramentas de trabalho se mostram eficazes para formalizar o processo de desenvolvimento de uma empresa. Com base nos problemas identificados na empresa um modelo customizado de PDP e ferramentas de auxílio foram desenvolvidos baseados em modelos já existentes de PDP.