Resumos dos Trabalhos Conclusivos da Sexta Turma (2008)

Análise De Viabilidade Técnica e Econômica de uma Solução para Montagem de Estruturas Porta Paletes
Autor: Valter Luiz Grachinski
Orientador: Professor Marco Aurélio de Carvalho, Dr.
A montagem de estruturas de armazenagem do tipo porta paletes feita basicamente pelo método manual, com uso de força humana, tem sido fator de custo e morosidade na entrega destas instalações. Este fato e também a exposição dos montadores ao risco de acidentes e a lesões decorrentes deste trabalho levaram o departamento de desenvolvimento de produto da Águia Sistemas de Armazenagem S.A. a buscar alternativas para solucionar este problema. Pesquisas de mercado realizadas pela empresa revelaram a inexistência de uma solução pré-definida. O processo de desenvolvimento de uma solução para levantar os montantes de estrutura porta palete apontou como resultado um equipamento constituído de uma empilhadeira de pneus movida a GLP com uma garra hidráulica giratória. Como não havia dados para avaliação da viabilidade deste investimento, a empresa decidiu pela aquisição de uma unidade, que foi testada em montagens, por um período de aproximadamente seis meses, com acompanhamento dos departamentos de montagem e desenvolvimento de produto da empresa. A análise de viabilidade técnica foi feita comparando-se as especificações meta definida pela equipe de desenvolvimento com as características técnicas do protótipo adquirido e testado. A análise de viabilidade econômica foi feita com base nos dados e informações levantados durante o período de testes. O investimento em novas unidades a serem distribuídas regionalmente se revelou viável, como pode se verificar por meio dos comentários e conclusões que encerram este trabalho.

Análise do Valor: Aplicação da Análise do Valor em um Móvel de Escritório
Autora: Jessica Laryssa Pires Wrobel
Orientador: Marco Aurélio de Carvalho, Dr.
O presente trabalho tem como principal objetivo aplicar a técnica da Análise do Valor apresentada por Basso (1991), às necessidades da empresa Comporta, mais especificamente num gaveteiro. Atualmente a empresa oferece ao mercado uma linha de mobiliário para escritório e a diferenciação no custo e competitividade em alguns produtos levou à revisão de aspectos técnicos e operacionais. Neste caso, aplicou-se a técnica da Análise do Valor para tentar absorver custos desnecessários na etapa de produção e propor melhorias para o produto. A meta é de oferecer um gaveteiro, sem reduzir a qualidade percebida, buscando trazer soluções para aumentar seu valor diante de seus concorrentes. Ao aplicar-se a Análise do Valor, conseguiu-se atingir o objetivo, onde o gaveteiro elaborado reduziu os custos produtivos e garantiu a competitividade com o surgimento deste novo produto.

Aplicação da Análise do Valor em Puxador para Móveis
Autora: Fernanda Busnardo Macedo Bonetti
Orientador: Marco Aurélio de Carvalho, Dr.
Este trabalho trata da análise do valor no processo de desenvolvimento de produto, ressaltando sua necessidade e importância. O objetivo é analisar, com o foco na análise do valor, o produto “puxador” de uma empresa intitulada neste trabalho como empresa X, visando a redução de custos. Além de uma revisão de literatura sobre o tema, foram feitas análises das atividades realizadas na empresa, dos tipos de produtos existentes no mercado e das necessidades da empresa para análise do produto e conseqüente geração de alternativas. O resultado deste estudo é um puxador que busca atender às suas funções básicas e necessárias em termos de funcionalidade, segurança e estética, apresentando, ao mesmo tempo, um projeto que visa solucionar os problemas iniciais percebidos pela empresa X.

Aplicação da TRIZ na Montagem de Tubulações Industriais: o Problema do Desalinhamento de Juntas de Topo
Autor: Claudinei Garcia Buzinaro
Orientador: Marco Aurélio de Carvalho, Dr.
O processo de soldagem predomina na área de montagens industriais, sendo mais utilizados os processos de soldagem TIG e eletrodo revestido. Na área industrial e montagem de campo, as etapas de preparação e de soldagem são realizadas de forma manual, por operadores treinados e qualificados. Entretanto, o nível de exigência de qualidade da solda e a necessidade de cumprir cronogramas com prazos apertados, requerem das empresas um empenho crescente no desenvolvimento de técnicas e ferramentas que, juntamente com o investimento em recursos humanos, propiciem aumento de produtividade e competitividade. A falta de fusão em juntas soldadas é considerada um problema grave, devido ao potencial de fragilização da junta por concentração de tensões. Assim, este trabalho tem como objetivo obter soluções conceituais para o problema de desalinhamento de juntas de topo em tubulações industriais, de forma a reduzir problemas de falta de fusão, utilizando a metodologia TRIZ. Para isso, na primeira parte do trabalho é realizado um estudo da metodologia TRIZ e suas principais ferramentas. Na sequência, foram levantadas as características do sistema técnico sob análise e formuladas as contradições técnicas inerentes ao problema de desalinhamento. A aplicação da metodologia TRIZ, por meio do uso da matriz de contradição e operador de sistema, demonstrou grande capacidade de geração de idéias, de forma sistêmica, para a solução de problema de desalinhamento de tubulação, com potencial de serem aplicados na prática, de forma a obter redução de custo e melhoria da qualidade.

Aplicação do Seis Sigma nas Pequenas e Médias Empresas
Autor: Rodrigo Baptista Bitencourt
Orientadora: Carla Cristina Amodio Estorilio, Dra.
A implantação da metodologia Seis Sigma em pequenas e médias empresas brasileiras (PMEs) normalmente apresentam dificuldades e desafios uma vez que os recursos financeiros e de capital humano limitado são características desses empreendimentos. Mesmo sendo uma metodologia de comprovado retorno na perspectiva financeira e da qualidade, os custos inerentes à implantação ainda são altos devido ao pouco conhecimento dos provedores da ferramenta Seis Sigma de como trabalhar com a restrição de recursos nas PMEs. Esse trabalho apresenta a potencialidade da aplicação da metodologia Seis Sigma nas PMEs, procurando identificar quais são as ferramentas necessárias para que a metodologia Seis Sigma possa ser aplicada de forma correta dentro do conceito, obtendo os retornos esperados, sempre com o intuito de melhorar o desempenho dos processos produtivos. Com esse objetivo, inicialmente é feita uma revisão bibliográfica visando identificar os conceitos e ferramentas associados ao Seis Sigma, focando as técnicas e metodologias disponíveis. Em adição, são analisados os dados obtidos em uma pesquisa executada na Inglaterra com 60 empresas de pequeno e médio porte, onde foram identificados detalhes relacionados às estratégias de implantação da metodologia Seis Sigma.  Entre os resultados encontrados, essa monografia auxilia apresentando as ferramentas do Seis Sigmas que podem ser utilizadas com facilidade pelas PMEs, a estrutura de capital humano necessária e o nível de treinamento demandado para que esses recursos sejam utilizados com sucesso e sem a necessidade de grandes investimentos.

Aplicação Simulada do FMEA Integrado ao TQM em Não-conformidades em uma Indústria de Refrigeração de Curitiba
Autor: Clóvis Batista da Silva
Orientadora: Carla Cristina Amodio Estorilio, Dra.
Esta monografia objetiva propor a aplicação do FMEA (Análise de Modos de Falhas e seus Efeitos) de modo integrado ao TQM (Gerenciamento da Qualidade Total). Para tanto, o texto descreve o desenvolvimento de conceitos como ‘qualidade’ e ‘cliente” ao longo da história, a fim de determinar sua importância nos atuais processos de desenvolvimento de produtos e de Gestão da Qualidade. O texto se propõe, da mesma maneira, a descrever as principais características do FMEA e do TQM, processos que compõem o corpo de estudo da pesquisa, bem como seus objetivos e métodos mais relevantes ao contexto da monografia. Por meio da análise de ocorrências reais de não conformidades observadas em uma empresa de fabricação de expositores refrigerados, que possui em sua estrutura, a implementação do TQM, pretende-se discutir a necessidade de integração de processo de controle e detecção de falhas adicional (FMEA), bem como a viabilidade dessa aplicação. Essa análise leva em consideração a busca, não apenas de um nível elevado de qualidade e de eliminação máxima de falhas e desperdícios, mas também, a procura pela satisfação do cliente em várias dimensões, sem  deixar de lado a competitividade da empresa.

Avaliação Simplificada do Ciclo de Vida de uma Escova Dental Infantil
Autor: Karina Kalabaide Vaz
Orientadora: Cássia Maria Lie Ugaya, Dra.
O uso diário de escovas dentais é recomendado pelos dentistas de todo o Brasil, associados à ABO – Associação Brasileira de Odontologia. Como se sabe, a troca destas escovas dentais deve ser feita de três em três meses. E, logicamente, entende-se que este utensílio seja de uso individual. Porém a situação do Brasil está longe do ideal por vários fatores sócio-econômicos, como: educação, falta de instruções sobre higiene em geral e higiene pessoal, o que acaba dificultando a manutenção da saúde no país. Mesmo possuindo dados nada animadores, os brasileiros consomem, mesmo que muito abaixo do recomendado, muitas escovas dentais. Tal consumo pode ser objeto de estudo de algo mais aprofundado. No presente trabalho, foi estudado o impacto ambiental causado pela manufatura de uma escova dental. A escova dental escolhida é líder de vendas na categoria que se encontra. Objetivou-se detectar qual é o componente causador de maior impacto ambiental e, com isso, apresentar soluções e sugestões para próximos estudos.

Desenvolvimento de Diretrizes para Melhorias no Processo de Gestão de Desenvolvimento de Produto na Etapa de Projeto Conceitual para Jovens Designers: Estudo de Caso na Empresa Flexiv
Autor: Lucas Benelli
Orientador: Ken Flávio Ono Fonseca, Me.
Este trabalho de pesquisa apresenta diretrizes para melhorias no processo da GDP (Gestão de Desenvolvimento de Produto) na etapa de Projeto Conceitual para jovens designers realizado em um estudo de caso da empresa Flexiv. O foco da empresa é mobiliário corporativo onde se destaca no mercado brasileiro pela constante inovação e design de seus produtos. O objetivo da pesquisa envolve melhorias dentro do processo de GDP, na etapa de Projeto Conceitual, com o foco no desenvolvimento de sistemas, subsistemas e componentes e a modelagem funcional do produto onde envolve a prototipagem do mesmo, para jovens designers que atuam no desenvolvimento de produtos no Estúdio Flexiv de Design, o setor de design da empresa. O modelo contempla duas fases, interligadas, sendo a 1ª fase: processo interno da GDP, as etapas do desenvolvimento de produto e foco no processo de Projeto Conceitual. Nesta etapa utilizam-se modelos de gestão de desenvolvimento de produtos onde são mostradas todas as fases deste desenvolvimento desde os requisitos iniciais, briefing, do cliente até o produto final, com o foco na etapa do Projeto Conceitual, etapa em que é considerada com mais relevância para a pesquisa. Com a definição desta etapa, parte-se para a 2ª fase: conhecimento da empresa em que o estudo de caso esta sendo realizado mostrando todas as etapas de desenvolvimento de produtos do setor de design da Flexiv. É mostrada também a importância do design para a empresa Flexiv e os problemas encontrados com jovens designers no desenvolvimento de produtos, onde foi usada uma metodologia de observação vivenciada diariamente na empresa. Deste modo as oportunidades de melhorias são identificadas. Finalmente, apresentam-se melhorias do processo de GDP para jovens desenvolvedores de produtos, na etapa de Projeto Conceitual, e a aplicação dessas melhorias no Estúdio Flexiv de Design.

Desenvolvimento de uma Abordagem para Produção de Réplicas em Miniatura de Veículos Nacionais
Autor: Paulo Roberto Borkowski Júnior
Orientador: Carlos Cziulik, Dr.
As atividades diárias consomem bastante tempo e energia das pessoas. No Brasil existe hoje, uma sociedade consumista, que busca momentos de lazer, nas suas horas vagas. Dentre essas pessoas, existem aquelas que gostam de colecionar, mais especificamente miniaturas de carros em escala reduzida. Não está disponível hoje num mercado um tipo específico de miniaturas de carros, que são as miniaturas de carros nacionais. Existem diversos colecionadores que buscam este tipo de produto. Por não haver esse produto disponível no mercado, surge o objetivo desta monografia, que é propor uma metodologia para o desenvolvimento de réplicas em miniatura de veículos nacionais, que seriam produzidas em pequenas quantidades, com o uso de tecnologias de baixo custo.

Desenvolvimento do Projeto e Protótipo de um Sistema para Transporte e Disponibilização de Bebidas Não-Alcoólicas 
Autor: Alaor José Minski
Orientador: Carlos Cziulik, Dr.
Alguns anos de bom desempenho da economia, com a bancarização de classes econômicas mais baixas, alavancaram os números do consumo no Brasil e, juntamente com a busca por uma melhor condição de vida, com maior atenção à alimentação e à atividade física, fizeram o comércio de bebidas não alcoólicas crescer. Analisando a oferta de bebidas em áreas abertas, incluindo a praticada nas áreas de veraneio, percebeu-se, na grande improvisação deste comércio, uma oportunidade para ampliar o leque de opções de bebidas não alcoólicas e dar nova alternativa de renda aos vendedores ambulantes. Tendo em vista que, entre as bebidas pesquisadas, o chá e o mate têm os consumos per capita mais baixos, com vendas em áreas abertas ainda muito incipiente, e por estarem totalmente alinhados aos novos hábitos de uma vida saudável, foi vislumbrada a possibilidade de se ofertar a bebida com uma nova formatação. Seguindo a metodologia de Pahl & Beitz (1996), no projeto informacional, após o levantamento das necessidades dos clientes, através de questionários, e associá-las a requisitos técnicos, priorizados através da Casa da Qualidade, foi possível definir as especificações de projeto do produto. Depois, no projeto conceitual, considerando a síntese e sua decorrente estrutura funcional, foram geradas e avaliadas seis concepções alternativas para o produto, selecionando-se a que melhor atendesse às necessidades levantadas. Por último, no projeto preliminar, partiu-se para a construção do protótipo, em escala natural (1:1) uma vez que os componentes idealizados para o produto são encontrados comercialmente. Considerando a avaliação de que o protótipo atende a maioria das especificações do produto, o teste em campo pode ser realizado, para análise da aceitabilidade do produto final (bebida) e de sua viabilidade comercial.

Desenvolvimento do Projeto e Protótipo de um Sistema para Transporte e Disponibilização de Bebidas Não-Alcoólicas 
Autor: Alaor José Minski
Orientador: Carlos Cziulik, Dr.
Alguns anos de bom desempenho da economia, com a bancarização de classes econômicas mais baixas, alavancaram os números do consumo no Brasil e, juntamente com a busca por uma melhor condição de vida, com maior atenção à alimentação e à atividade física, fizeram o comércio de bebidas não alcoólicas crescer. Analisando a oferta de bebidas em áreas abertas, incluindo a praticada nas áreas de veraneio, percebeu-se, na grande improvisação deste comércio, uma oportunidade para ampliar o leque de opções de bebidas não alcoólicas e dar nova alternativa de renda aos vendedores ambulantes. Tendo em vista que, entre as bebidas pesquisadas, o chá e o mate têm os consumos per capita mais baixos, com vendas em áreas abertas ainda muito incipiente, e por estarem totalmente alinhados aos novos hábitos de uma vida saudável, foi vislumbrada a possibilidade de se ofertar a bebida com uma nova formatação. Seguindo a metodologia de Pahl & Beitz (1996), no projeto informacional, após o levantamento das necessidades dos clientes, através de questionários, e associá-las a requisitos técnicos, priorizados através da Casa da Qualidade, foi possível definir as especificações de projeto do produto. Depois, no projeto conceitual, considerando a síntese e sua decorrente estrutura funcional, foram geradas e avaliadas seis concepções alternativas para o produto, selecionando-se a que melhor atendesse às necessidades levantadas. Por último, no projeto preliminar, partiu-se para a construção do protótipo, em escala natural (1:1) uma vez que os componentes idealizados para o produto são encontrados comercialmente. Considerando a avaliação de que o protótipo atende a maioria das especificações do produto, o teste em campo pode ser realizado, para análise da aceitabilidade do produto final (bebida) e de sua viabilidade comercial.

Design para Micro e Pequenas Empresas: Análise do Briefing em Projetos de Desenvolvimento de Produtos em Micro e Pequenas Empresas: Estudo de Caso na Ricsen Ltda.
Autor: Paulo Roberto Lima dos Santos Júnior
Orientador: Ken Flávio Ono Fonseca, Me.
Mais de 97% dos empreendimentos brasileiros são Micro e Pequenas Empresas (MPE). As pequenas empresas são responsáveis por mais de 50% das vagas de trabalho. Reconhecida a relevância destas empresas, neste trabalho, busca-se mostrar, através de do estudo teórico e observação de um exemplo prático, a relação entre o uso do Design e a diferenciação competitiva e o sucesso de produtos desenvolvidos por MPE ressaltando a importância e a relevância destas empresas investirem em Design, seja contratando designers para seu quadro de funcionários ou contratando os serviços de designers externos. O trabalho é um estudo sobre o processo de desenvolvimento de produtos em uma MPE composto de: levantamento de dados sobre a relação do Design com o desenvolvimento de produtos, demonstrando o estado da técnica desta área de conhecimento e o estudo de caso de uma empresa de pequeno porte desenvolvedora de produtos (a Ricsen Ltda.). O levantamento de dados se inicia pela caracterização do que são as MPE e as suas principais características, e a relação que se estabelece com o uso do Design e a prática do Briefing inserido neste contexto. O estudo de caso relata o processo de desenvolvimento de produtos como é realizado dentro da MPE escolhida e o compara com os modelos teóricos apresentados no capítulo de levantamento de dados apontando, por fim, os pontos passíveis de melhoria.

Diretrizes de Design e Inovação para Empresas de Médio Portedo Setor Moveleiro da Região Metropolitana de Curitiba
Autora: Gabriela Viegas Bueno
Orientador: Ken Flávio Ono Fonseca, Me.
O presente estudo trata da relação direta entre Design e Inovação Tecnológica no contexto da indústria moveleira da Região Metropolitana de Curitiba que, por não considerar o valor competitivo dessas ferramentas, acaba por ser vulnerável frente aos concorrentes nacionais e estrangeiros. O objetivo principal deste estudo é apresentar diretrizes e estratégias de Design e Inovação, para o Desenvolvimento de Novos Produtos de empresas de porte médio (do segmento de móveis residenciais e que possuam ponto de venda e setor de Design de Projeto de Produto) da indústria moveleira da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Tal abordagem será feita através do referencial teórico e da análise do setor em questão. Além disso, houve apoio teórico, principalmente em Baxter com relação ao desenvolvimento de produtos, o conceito de Planejamento Estratégico de Marketing, apresentado por Kotler e Porter. Ficou demonstrado que a aplicação de estratégias e diretrizes de Inovação e Design pode se tornar uma ferramenta importante para uma prática inovadora e comercialmente favorável.

Diretrizes Para Elaboração De Manual De Identidade De Produto Em Indústria De Médio Porte No Segmento De Eletrodomésticos
Autor: Renato Olandesi
Orientador: Ken Flávio Ono Fonseca, Me.
Percebe-se que muitas indústrias brasileiras de pequeno e médio porte no segmento de Eletrodomésticos, vem expandindo seus portfólios e produtos sem haver preocupação com homogeneidade da linguagem o identidade de seus produtos. Estudos na área de gestão de marca indicam que marcas com identidade bem definida hoje tem mais condição de enfrentar a competitividade e garantir fidelidade de consumidores cada vez mais exigentes. A proposta desta monografia é propor diretrizes para se elaborar um manual de identidade de produto projeto. O objetivo é auxiliar gestores de Design na manutenção e alinhamento do portfólio de produtos com base nos valores e estratégias da marca. O manual é dinâmico, ou seja, dá a possibilidade de constantes atualizações, mantendo assim um painel semântica do portfólio de produtos com base em diferentes perspectivas. É preciso fortalecer a marca para o produto não se tornar mais uma commodity de procedência oculta. Além disso o consumidor hoje quer decidir logo o que comprar. Certamente, a identificação com o produto, irá aumentar as chances dele ser adquirido. Conseguiu-se atingir neste projeto uma estrutura que abrange áreas essenciais e complementares na definição de uma monografia. No entanto, acredita-se haver necessidade de estudos que detalhem mais a fundo a forma de obtenção de representação dos atributos, para que o manual se torne mais intuitivo e inteligível por maior gama de interessados.

Eficácia Dos Programas De Incentivo Ao Design Industrial/Produto No Brasil
Autora: Adriana Girardelo Trentin
Orientador: Milton Borsato, Dr.
O Brasil está passando por uma fase de transformação onde o diferencial competitivo significa que a indústria deve investir em inovação tecnológica para ganhar mercado do concorrente e/ou manter-se no mercado. Por essas razões investiga-se os incentivos ao design no Brasil através de três programas: (a) PBD - Programa Brasileiro de Design, criado pelo Ministério do Desenvolvimento, da Indústria e Comércio Exterior (MDIC); (b) o Programa Gestão do Design, criado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI); e (c) programa Via Design, criado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). O objetivo é verificar se os programas estão surtindo efeito de forma condizente para a promoção da profissão de designer (em especial aos designers industrial/produto) para que ocorra o ‘verdadeiro’ valor agregado e diferencial competitivo nas indústrias brasileiras. Para realizar a análise comparativa entre os três programas de incentivo ao design no Brasil é a avaliação entre pontos positivos e pontos negativos e os critérios apresentam como base a aquisição de informações científicas.

Embalagens Para Cigarros: O Caso De Estudo Dixie Toga
 Autora: Manuella Ribas De Castro
Orientadora: Ana Cristina Macedo Magalhães, Me.
As indústrias de cigarro têm sido cada vez mais ameaçadas por regulamentações contra a divulgação e a comercialização de seus produtos. A proibição de propagandas em revistas e televisão, do patrocínio de eventos e da prática de merchandising exigiu dessas empresas que reinventassem o canal de comunicação com seus consumidores. Neste trabalho discutimos a utilização da embalagem como forma de divulgação e comunicação das indústrias de cigarro e seus diferentes aspectos para atrair os consumidores. O objetivo, então, é de analisar sob as perspectivas do mix de marketing os impactos dessas embalagens no processo produtivo de uma indústria gráfica de Curitiba.

Identificação De Gargalos No Processo De Desenvolvimento De Novos Produtos: Um Estudo De Caso Empresa Sanifill
Autora: Patrícia Pereira
Orientador: Ken Flávio Ono Fonseca, Me.
O Setor de higiene oral tem crescido no Brasil, segundo pesquisas este setor teve uma expansão de aproximadamente 11% nos últimos anos. Este crescimento é também devido ao investimento feito em desenvolvimento de produtos para este segmento. Levando isso em conta, este estudo trata da identificação de gargalos no desenvolvimento de novos produtos em empresa fabricante de produtos de higiene oral, a Sanifill Facilit Odontológica e Perfumaria Ltda, focando em projetos de escovas dentais. A finalidade desta monografia é melhorar a Gestão de Desenvolvimento de Novos Produtos e otimizar o tempo de trabalho das pessoas envolvidas nos projetos de produto. Primeiramente, são apresentados alguns conceitos modelos de referencia em Gestão de Desenvolvimento de Produtos (GDP). A metodologia utilizada neste trabalho é a de estudo de caso, onde o desenvolvimento é observado e comparado com modelos de referência. Com isso, os modelos de referência e o modelo da empresa são confrontados detectando onde estão os possíveis gargalos no desenvolvimento de produtos no âmbito da empresa. O resultado desta pesquisa consiste na identificação destes gargalos e a partir disso é elaborada uma proposta de ferramenta para melhoria do Processo de Desenvolvimento de Produtos.

Inventário Do Ciclo De Vida Do Óleo Diesel No Brasil - Ano Base: 2003
Autor: Alexandre Henrique Dos Santos
Orientadora: Cássia Maria Lie Ugaya, Dra.
No Brasil, o setor de transporte concentra suas atividades no transporte rodoviário, que possui o óleo diesel como principal combustível para o transporte de carga e coletivo de passageiros que apresentam uma contribuição significativa das emissões atmosféricas de gases de efeito estufa e poluentes, como os óxidos de nitrogênio e óxidos de enxofre. Com o intuito de quantificar os impactos ambientais devido às emissões atmosféricas resultante do consumo do óleo diesel no setor de transporte, é realizada a consolidação do Inventário do Ciclo de Vida do óleo diesel empregado como combustível veicular, contextualizado à Extração, Produção, Abastecimento, Distribuição e Consumo no Brasil, para o ano base de 2003, a partir de inventários e estudos disponíveis sobre cada uma das etapas citadas acima. A partir da apresentação dos dados de inventários ambientais das empresas que estão envolvidas em cada uma das etapas do ciclo de vida do óleo diesel, de estudos sobre a emissão veicular ambientados no modo de uso brasileiro e dados sobre o transporte coletivo de passageiro, há a compilação dos dados considerando apenas a parcela referente ao uso do óleo diesel como combustível veicular e, com isto, uma discussão sobre os benefícios do transporte coletivo de passageiros do ponto de vista de impactos ambientais. Como principais resultados têm-se que é na etapa do consumo em que há os níveis mais elevados de impactos ambientais devido às emissões atmosféricas e, com relação à massa emitida por distância-passageiro de NOX, o setor de transporte coletivo ainda apresenta valores superiores ao dos automóveis a gasolina, sendo importante o desenvolvimento de motores a óleo diesel com níveis de emissão inferiores aos valores médios da frota de 2003.

Lean Product Development - Uma Abordagem Lean No Processo De Desenvolvimento De Produtos
Autor: Rachel Amaral Alves De Lima
Orientador: Milton Borsato, Dr.
As corporações, para alcançar seus objetivos e a competitividade no mercado, diante da concorrência acirrada, estão buscando melhorias no processo de trabalho. O pensamento enxuto, em conjunto com os modelos de desenvolvimento de produto são imprescindiveis a minimização das incertezas, redução dos gastos e a garantia da qualidade. O presente estudo propõe a compreensão dos princípios e práticas correntes que norteiam a aplicação da mentalidade enxuta (lean) na gestão de desenvolvimento de produto. O trabalho foi desenvolvido através de estudo de caso cuja análise das metodologias de desenvolvimento de produtos e o sistema enxuto de desenvolvimento de produto potencializou as estruturas internas da empresa neutralizando as incertezas de metas impostas. Na aplicação da mentalidade LEAN no processo de desenvolvimento de produto eliminou-se as etapas que não agregavam valor e que geravam aumento do lead time do processo, também foram ajustadas, incorporadas etapas, para a melhoria da confiabilidade da informação.

Manual Para Desenvolvimento De Circuitos Eletrônicos E Leiaute De Placas De Circuito Impresso
Autor: Rudnei Da Silva Denis
Orientador: Marco Aurélio De Carvalho, Dr.
A partir do século XVIII, com o surgimento e o domínio da eletricidade o ser humano passou a desenvolver produtos jamais esperados. Assim a eletrônica se tornou um diferencial em muitos produtos.  Entretanto, desenvolver um produto eletrônico não é uma tarefa simples. São necessários organização, disciplina e padronização no procedimento de desenvolvimento de sistemas eletrônicos. Porém, na área eletrônica, há carência de materiais que orientem o desenvolvimento de PCI. Por isso é apresentado nesse trabalho um manual simples e objetivo para organizar e padronizar o desenvolvimento de circuitos elétricos e leiaute de placas de circuito impresso (PCI). Para atingir este objetivo, é realizado um estudo das principais normas e melhores práticas desenvolvidos por institutos internacionalmente reconhecidos. Por fim, o manual é apresentado a profissionais da área eletrônica para se obter uma avaliação do procedimento desenvolvido.

Melhoria Ergonômica Da Porta-Giratória Detectora De Metais Modelo Pgdm2000
Autor: Rafael Fornarolli
Orientadora: Carla Cristina Amodio Estorilio, Dra.
As portas giratórias detectoras de metais (PGDM) são equipamentos amplamente utilizados em instituições financeiras. Contudo, suas concepções deixam a desejar nos quesitos ergonômicos, sendo motivo de reclamação por parte dos clientes que circulam nestes estabelecimentos. Baseado nestes fatos, esse trabalho apresenta uma intervenção no produto PGDM2000, visando adequar as suas características às necessidades dos clientes. Para isso, desenvolve a fase de projeto informacional, conforme Pahl et al. (2005), sendo inicialmente apresentada uma revisão teórica sobre os conceitos e funcionalidades da PGDM2000 em seu estado atual, além do levantamento do estado da arte. Em seguida, são levantadas as necessidades dos clientes através de um questionário semi estruturado. Por último, as necessidades dos clientes são desdobradas em requisitos técnicos de projeto, os quais são posteriormente relacionados na Primeira Casa da Qualidade do QFD para que sejam identificados os requisitos mais importantes para o cliente. Baseado nos resultados obtidos, são propostas melhorias que impactam no conforto do usuário durante o uso da PGDM2000, visando obter um produto diferenciado e competitivo.

Processo De Desenvolvimento De Produto Por Encomenda: Análise Comparativa Entre Literatura E Prática
Autor: Danilo Bernett Junior
Orientador: Carlos Cziulik, Dr.
O planejamento e desenvolvimento de produtos (PDP) tem uma gama enorme de trabalhos e livros publicados sobre este assunto. Contudo, muito pouco se fala sobre o processo de desenvolvimento de produtos por encomenda. Ainda assim, a literatura padrão, que normalmente analisa empresas que produzem em série, pode ser usada como uma ponte para discorrer sobre o assunto. No presente trabalho será feito um estudo da literatura padrão e serão destacadas as diferenças no desenvolvimento de produtos da produção seriada e na produção por encomenda. O desenvolvimento ao longo deste trabalho é um estudo crítico da literatura e uma comparação deste estudo à um caso prático de uma empresa que atua no ramo de produtos por encomenda. O resultado a que se chegou é que boa parte da literatura é útil tanto para produção por encomenda como para a produção seriada, mas diferenças existem e devem ser consideradas. Em certas etapas, uma técnica pode se mostrar mais efetiva para um tipo de produção que para o outro. Isto é normal e esperado, podendo inclusive, em alguns casos uma técnica se mostrar inviável para um dos modos de desenvolvimento. Esta monografia deixará claro estes pontos diferenciais de cada uma das técnicas de desenvolvimento de produtos, fazendo-se uso de um estudo de caso e posterior avaliação deste estudo.

Requisitos Essenciais No Pós Venda De Produtos Para Transporte Rodoviário De Carga
Autor: João Aparecido De Oliveira
Orientador: Adcley Marcelino de Aquino Souza, Me.
O desafio das organizações comerciais em um mercado com produtos cada vez mais similares e competitivos leva as empresas a buscarem diferenciação para conquista e fidelização dos clientes. Esta diferenciação pode estar justamente nos serviços agregados ao produto. Diante desta conjuntura, e aplicando o conceito encontrado na literatura que além das características físicas, estéticas e funcionais, o produto final de uma organização inclui os serviços associados ao mesmo, o estudo realizado, aborda sobre os requisitos essenciais a serem considerados na concepção do planejamento estratégico dos serviços de pós venda, associados a empresas fabricantes de implementos rodoviários para o transporte de carga. Dentre os principais requisitos analisados o trabalho caracterizado como teórico, inclui entre outros, itens como procedimentos relacionados a clientes, procedimentos relacionados a fornecedores, redes de distribuição, itens de apoio ao produto, garantias, manutenção e mercado de reposição. O resultado deste trabalho tem como objetivo identificar elementos necessários para compor o serviço de pós venda de uma empresa e contribuir para melhorar a relação entre o produto manufaturado e o serviço associado ao produto, diante do cenário atual do modal rodoviário de transporte. Fica como seqüência para trabalhos futuros, o detalhamento de ferramentas para a gestão e aplicação destes requisitos mencionados. Conclui-se que quanto maior o cunho tecnológico do produto, mais as vendas dependem da qualidade dos serviços que o acompanham.

Seis Sigma: Uma Análise Sobre As Estratégias De Implantação Em Pequenas E Médias Empresas
Autor: Edmar Hinckel
Orientadora: Carla Cristina Amodio Estorilio, Dra.
No mercado continuamente competitivo, as empresas procuram formas de melhorar a qualidade de seus produtos e processos, conquistando e fidelizando seus clientes, a fim de garantir uma posição significativa perante a concorrência. Diante deste contexto destaca-se a metodologia Seis Sigma,que tem se difundido continuamente entre as empresas, nos últimos 10 anos .Através deste trabalho pretende-se identificar as principais estratégias, as quais viabilizem a implantação da metodologia Seis Sigma em pequenas e médias empresas analisando os impactos de tais estratégias sobre o processo de desenvolvimento de produto das pequenas e médias empresas. Para tal objetivo, o procedimento técnico adotado consiste em uma pesquisa bibliográfica, sobre uma abordagem qualitativa. Ao ler esse trabalho o leitor tem uma visão geral das etapas das metodologias que operacionalizam o Seis Sigma, bem como os principais métodos utilizados nas empresas. Além disso, o leitor obtém noções sobre os fundamentos necessários para aplicar o Seis Sigma, em pequenas e médias empresas, auxiliando na etapa de desenvolvimento de produtos das mesmas.