Resumos dos Trabalhos Conclusivos da Terceira Turma (2005)

Análise Crítica Do Uso De Um Indicador Econômico Para Mensurar A Performance De Projetos
Autor: Felipe Blumel Caldeira
Orientador: Carlos Cziulik, Dr.
O presente trabalho realiza um estudo acerca das ferramentas utilizadas em gestão do desenvolvimento de produtos. Ele apresenta uma descrição sucinta dos diversos tipos de ferramentas utilizadas para coordenar e monitorar o processo de desenvolvimento de produtos, evidenciando a importância das ferramentas de controle. Baseado em literatura especializada, o trabalho apresenta os principais parâmetros de controle em projetos: i) Tempo; ii) Qualidade; e iii) Custos. Com base nestes parâmetros os indicadores de performance são construídos. Estes indicadores têm por função monitorar o projeto e alertar quanto aos desvios dos objetivos. Os indicadores mais comumentes empregados são os de tempo, através da medição dos prazos do projeto, e de custos, verificando os gastos no decorrer do projeto. Como indicador de performance baseado em custos o método da Análise de Valor Agregado (AVA) mostra-se eficaz para o acompanhamento dos gastos em um projeto de desenvolvimento de produtos. Conhecendo-se as ferramentas de gestão e controle, buscou-se fazer um comparativo da teoria com a prática de uma empresa de motores à combustão interna, localizada na região metropolitana de Curitiba. Pela análise dos procedimentos utilizados na condução dos projetos nesta empresa de referência, pôdese verificar que o principal indicador de performance utilizado era o de tempo. Sabendo que o principal objetivo de uma empresa desenvolver um novo produto é aumentar seu lucro através da rentabilidade do novo projeto, notou-se que o tipo de indicador utilizado na empresa de referência não era o mais adequado. Desta forma, buscando um controle mais efetivo nos gastos de recursos durante o projeto, foi analisada a possibilidade de implementar o método AVA na construção de um indicador de performance econômico para empresa de referência. Por fim, notando-se as dificuldades em levantar as informações para alimentar o método AVA, propôs-se um conjunto de ferramentas para permitir o uso desta metodologia no levantamento e controle dos gastos em projetos.

Análise Da Aplicabilidade Dos Princípios Da Mentalidade Enxuta Em Ambiente De Desenvolvimento De Produtos
Autor: Carlos Eduardo Pimpão Blume
Orientador: Carlos Cziulik, Dr.
A competição gerada pelo mundo da indústria capitalista faz com que as empresas utilizem todas as armas possíveis para procurar estar à frente de seus concorrentes. O modelo de gestão enxuta proposto pela Toyota trouxe resultados excepcionais. Em quarenta anos, a empresa passou de uma pequena fábrica de automóveis de um Japão assolado pela II Guerra Mundial para a maior potência mundial da indústria automobilística. O presente trabalho apresenta os conceitos de Produção Enxuta propostos pela Toyota no ambiente de manufatura, com base na literatura. Os resultados obtidos pela empresa são apresentados e comparados com as técnicas de produção em massa, previamente propostas e implementadas por Henry Ford. Então, é feita uma contextualização da Produção Enxuta através da aplicação em uma indústria nacional de máquinas agrícolas. O trabalho mostra que é possível se implementar a filosofia da Produção Enxuta fora da Toyota e do Japão. A  partir desse ponto, o trabalho é direcionado para o desenvolvimento de produtos, mostrando os resultados obtidos pela Toyota, em termos de desenvolvimento de produtos na última década. Na seqüência, é buscada uma conceituação na literatura sobre o que vem a ser Projeto Enxuto. Por fim, é avaliada a possibilidade de se implementar conceitos da Mentalidade Enxuta no processo de desenvolvimento de produtos da empresa de máquinas agrícolas apresentada nesse trabalho.

Análise e Diagnóstico da Etapa de Projeto: Um Estudo De Caso Realizado Em Uma Empresa Fabricante De Máquinas Para Geometria E Balanceamento Automotivo.
Autor: Alexsandro Maurício Ribeiro
Orientadora: Carla Cristina Amodio Estorilio, Dra.
O presente trabalho apresenta uma análise e diagnóstico da metodologia de projeto utilizada em uma empresa fabricante de máquinas e equipamentos para geometria e balanceamento automotivo, localizada na região industrial de Araucária – PR. Realizou-se, primeiramente, uma revisão de literatura sobre processos de desenvolvimento de produtos, abordando os seus problemas mais comuns e alguns recursos para minimizar estes problemas. Em seguida, foi realizado um estudo de caso na empresa citada, sendo desenvolvido um trabalho de análise de processo segundo as diretrizes de um método da reengenharia, com o objetivo de identificar a metodologia de projeto praticada na empresa e as suas principais deficiências. Durante o estudo do processo corrente verificaram-se alguns problemas relacionados com a integração do processo, a carência de conhecimento técnico específico, falta de investimento em pesquisa e ausência de uma metodologia eficaz para o desenvolvimento dos projetos. Em seguida, foi realizada a análise dos problemas constatados com o objetivo de propor uma nova configuração para o processo, buscando a correção destes problemas, a fim de melhorar o desempenho do processo de desenvolvimento dos produtos da empresa estudada e, conseqüentemente, a sua competitividade no mercado consumidor.

Comparativo Entre A Sistemática Stage-Gates E A Metodologia De Desenvolvimento De Produtos Aplicada Por Uma Indústria Da Área Automobilística
Autor: Fabio Tapajoz de Arruda
Orientador: Silvio Aurélio de Castro Wille, Dr.
O sucesso no lançamento de novos produtos tem se tornado um dos principais fatores de competitividade das empresas, principalmente com a crescente internacionalização dos mercados, aumento da diversidade e variedade dos produtos, clientes cada vez mais exigentes e informados com maiores possibilidades de escolha. Esse ambiente competitivo impõe ao processo de desenvolvimento de produtos a necessidade de estar apto, em habilidades e competências, para atuar com dinamismo e flexibilidade em um grau até então não experimentado pelas empresas, sendo considerado um processo de negócio cada vez mais importante para a sobrevivência das organizações. Em resposta a estes desafios, o desenvolvimento de produtos precisa ser um processo eficaz e eficiente para realmente cumprir sua missão de favorecer a competitividade da empresa. Neste contexto, diversas empresas vem buscando a melhoria de seus processos de desenvolvimento de produtos, com o objetivo de lançar novos produtos com maior rapidez, qualidade e menores custos, o que pode ser conseguido através da implantação de gates systems, que garantem a qualidade e eficiência tanto do produto quanto do processo. Pretende-se neste trabalho apresentar o modelo de desenvolvimento de produtos aplicado por uma montadora da grande região de Curitiba, buscando-se fazer uma análise comparativa entre o modelo aplicado pela empresa do estudo de caso com a metodologia conhecida por Sistema Stage- Gates, levantando-se as semelhanças e diferenças entre estas duas metodologias. Como conclusão desta análise comparativa, pode-se constatar que a empresa do estudo de caso como um todo está muito próxima dos principais conceitos e preconizações da sistemática Stage-gates no que diz respeito ao processo teórico de revisão de fases. São apresentadas poucas diferenças em relação à literatura, destacando-se de maneira inovadora a utilização das revisões intermediárias de projetos, as chamadas reuniões QCDP. Porém, o processo apresenta ainda algumas características de gerações anteriores de sistemas de desenvolvimento de produtos tais como: não diferenciação do grau de importância entre os critérios de avaliação nas reuniões de tomada de decisão, processo de desenvolvimento muito rígido com muitos procedimentos e regras gerenciais de controle, falta de foco e de métodos de priorização que olhem para todo o portfólio de produtos da empresa.

Definição De Requisitos Formais Conforme A Gestalt - Aplicação Em Produtos Para Home Fitness
Autor: Flavio Leonel dos Santos
Orientador: Carlos Cziulik, Dr.
No mercado de produtos industriais e de consumo, as alternativas que representam soluções  para os problemas dos clientes são as que têm mais sucesso. Tais soluções sintetizam da melhor forma a relação custo e benefício, pois além de terem alta percepção de valor por parte do público-alvo, cumprem de maneira eficaz o objetivo para o qual são propostas. A percepção de alto valor do cliente em relação ao produto é fator decisivo na intenção de compra. Uma das maneiras de aumentar a percepção de valor é definir bem qual o tratamento formal será conferido, assim como as cores e grafismos usados. Para que o processo de desenvolvimento tenha êxito na oferta de uma solução desejável e viável para o mercado, é necessário fazer um levantamento das necessidades dos clientes e convertê -las em requisitos de projeto, destacando-se entre eles os requisitos formais. A definição dos requisitos de forma tem uma relação muito estreita com o comportamento psicológico dos clientes no que se refere a que imagem é associada ao produto. A Gestalt, uma escola de psicologia alemã, trata da percepção do cérebro humano das formas apresentadas, e, por meio de experiências sistemáticas, postulou as leis de organização pelas quais o cérebro  humano tende a perceber as formas. O presente trabalho traz uma investigação sobre o tema de definição de requisitos formais de novos produtos. O objetivo é determinar um modelo que possa ser usado para ajudar a definir os requisitos formais, considerando os princípios da Gestalt. Essa associação não é privilegiada por nenhuma metodologia de projetos, razão pela qual se identificou a oportunidade para o estudo. O modelo foi testado em aplicações preliminares com diferentes tipos de produtos do segmento de home fitness.

Desenvolvimento De Produtos Plásticos Injetados - Aplicação De Uma Metodologia De Trabalho Para Modelagem De Peças Fabricadas Pelo Processo De Moldagem Por Injeção
Autor: Fernando Araújo
Orientador: José Aguiomar Foggiatto, Dr.
O setor industrial relativo a processos de moldagem por injeção tem crescido muito nos últimos anos no Brasil em questões tecnológicas, resultando no aumento da qualidade desse serviço e na diminuição do tempo de desenvolvimento, o que faz o mercado brasileiro ser competitivo a nível mundial. Porém, há questões relativas à forma de desenvolvimento de produto que vem sendo aplicada, que podem ser melhoradas a fim de criar produtos mais bem elaborados e fabricar ferramentais cada vez mais simples. Observa-se uma carência de estudos sobre metodologias de trabalho para desenvolvimento de produtos fabricados pelo processo de moldagem por injeção. Buscou-se neste trabalho reunir as informações necessárias para aplicar uma metodologia visando organizar os procedimentos dos setores envolvidos, desde a concepção até a produção de um produto. Baseado em conceitos de engenharia simultânea, procurou-se a melhor integração dos profissionais, que através da troca de experiências durante o processo de desenvolvimento conseguem discutir e aplicar novos conceitos a um produto. Desta forma, almeja-se, não só um produto funcionalmente eficaz, mas também um produto que tenha a sua geometria favorável aos processos de injeção e de fabricação do molde. Os estudos de casos utilizados no trabalho são situações reais vivenciados dentro de uma ferramentaria de moldes de injeção. Eles ajudaram a testar os conceitos da metodologia e evidenciaram que seu uso pode ajudar a evitar os transtornos durante o desenvolvimento de produto, como o prolongamento do tempo total do projeto e a diminuição dos lucros em virtude das alterações de feitas em estágios mais avançados do ciclo de desenvolvimento do produto. Pode-se concluir que a integração dos diversos setores é o ponto chave para o sucesso do projeto, pois através do uso conjunto de informações relacionadas ao projeto do produto é possível otimizar o processo de desenvolvimento de produtos de plástico injetado.

Diretrizes De Apoio Para Análise Ergonômica De Produtos Domésticos
Autora: Thais Fiorin Gomes
Orientadora: Carla Cristina Amodio Estorilio, Dra.
As atividades da vida diária utilizando produtos domésticos são realizadas de forma automática e simultaneamente com outras tarefas. Desta forma, o usuário tende a ter um menor nível de concentração, o que aumenta o risco em relação à integridade física do usuário na realização das mesmas. A análise ergonômica aplicada ao projeto de produtos domésticos é necessária para garantir um maior nível de segurança do produto. Este estudo apresenta o desenvolvimento de diretrizes para apoiar os projetistas na etapa de projeto, quanto aos aspectos ergonômicos no projeto de produtos domésticos. Para isso foram realizadas revisões bibliográficas sobre os temas: Processo de Desenvolvimento de Produtos, metodologias de projeto, ergonomia, normas de segurança e métodos baseados em diretrizes de apoio ao projeto como, por exemplo, o DFX. As diretrizes apresentadas como resultado deste estudo abrangem aspectos de segurança, conforto e usabilidade do produto doméstico.

Estratégia Seis Sigma Aplicada A Uma Cadeia Logística Do Setor De Varejo Da Região De Curitiba: Redução De Avarias De Produtos Com A Aplicação Da Ferramenta Seis Sigma
Autor: Antonio Carlos Seabra Reverbel Neto
Orientador: Jerry Miyoshi Kato, Dr.
O presente trabalho tem por objetivo fazer uma revisão bibliográfica do Varejo no Brasil, da Logística Empresarial que interliga os diversos fluxos componentes do varejo, e por fim um breve histórico da estratégia Seis Sigma como ferramenta de melhoria na qualidade de empresas. Na seqüência, após a visualização do contexto onde se está inserido, a intenção é exemplificar os benefícios que o Seis Sigma pode trazer à uma organização aplicando esta ferramenta em determinados setores de um centro de distribuição da empresa de Varejo “C”. Com este projeto de intervenção busca-se provar a eficácia da estratégia Seis Sigma usando como base o atual número que a empresa possui em avarias de produtos. Sucintamente é explicado como ocorrem as avarias dentro da referida empresa, e na seqüência é implementado o Seis Sigma em todos os seus passos, com o intuito de achar as causas raízes geradoras deste problema e implementar as melhorias possíveis e necessárias. O objetivo final desta monografia é demonstrar em números a redução de avarias e conseqüente redução dos custos com esta intervenção, mostrando por fim o aumento de lucratividade que a empresa conseguiu aliada à melhoria de qualidade na prestação de serviços para com seus clientes. O projeto de intervenção com a aplicação da estratégia Seis Sigma mostrou-se muito promissor, e os números desta melhoria estão descritos detalhadamente no decorrer deste trabalho. Conceitos como gerenciamento da cadeia de suprimentos, nomenclaturas diretas do varejo e especificidades oriundas da ferramenta Seis Sigma tiverem de ser usadas objetivando melhor descrever os processos. Ao final, planilhas de análise econômico-financeiras dividiram espaço com ferramentas tais como QFD (casa da qualidade), diagrama de Ishikawa e Pareto dentre outros, para fortalecer a pesquisa e embasar melhor a execução prática do projeto na referida empresa de varejo através do estudo de caso.

Modelo Para Produção De Material Técnico De Produto
Autora: Viviane Machado Ceschin Vieira
Orientador: Carlos Cziulik, Dr.
Com a crescente concorrência comercial, as indústrias lutam para estar a frente no mercado, quanto ao desenvolvimento e lançamentos de novos produtos, para assim, garantir uma posição de destaque e conseguir sempre um número maior de vendas. Tendo bons produtos serão necessários profissionais qualificados para oferecê-los ao consumidor, só que, sem treinamento e sem um bom material de apoio isso se torna muito difícil, o que pode colocar abaixo todo processo de desenvolvimento e investimento em novos produtos. O presente trabalho propõe um novo modelo para produção de material técnico de produtos destinado ao setor comercial de uma indústria de móveis e equipamentos hospitalares. O trabalho está subdividido em quatro partes, onde na primeira é realizada uma revisão de literatura quanto às estratégias de vendas, marketing, desenvolvimento de produtos, entre outros, sempre buscando a necessidade de informar e suprir a equipe de vendas para que realize um bom negócio. Em seguida propõem-se um novo modelo de material técnico de produtos. A terceira parte consiste na aplicação do material junto à equipe de vendas da empresa em questão. Na quarta parte faz-se uma análise dos resultados da aplicação do modelo. Os resultados preliminares indicam que o modelo proposto é capaz de satisfazer os objetivos propostos no trabalho como: suprir a falta de informações que a equipe de vendas tem sobre os produtos da empresa, agilizar o processo de consulta durante uma venda e aliviar o setor de desenvolvimento de produtos com relação às consultas da equipe de vendas, ficando com mais tempo para a criação e desenvolvimento de produtos.

Pontencialidades Da Técnica De Dinâmica Dos Fluidos Computacional Em Projetos  Mecânicos
Autor: Jeferson Ferreira Mocrosky
Orientador: Admilson Teixeira Franco, Dr.
Este trabalho busca evidenciar as potencialidades das ferramentas de DFC no desenvolvimento de projetos mecânicos, discutindo suas vantagens e desvantagens. Para o desenvolvimento do trabalho, primeiramente são apresentados alguns exemplos de aplicação visando explorar os principais fatores na utilização da ferramenta. Posteriormente, uma abordagem mais focada permite apresentar as potencialidades das ferramentas de DFC, para proporcionar uma visão clara e genérica do funcionamento, bem como das dificuldades e incertezas presentes nos códigos e na conversão de malhas dos programas CAD. Para complementar o trabalho é apresentado um estudo de caso baseado no projeto aerodinâmico de carros de corrida, onde o estudo está focado na predição do comportamento do fluxo ar em torno de dois modelos de carro de corrida, carros de fórmula Indy caracterizados por rodas abertas e carros de marca comum fechados (Stock Car Sedan). As simulações e os testes buscam melhorias no projeto baseando-se na redução do arrasto e criação de forças de compressão aerodinâmica (downforces) eficientes. Neste caso as metodologias usadas para análise do comportamento do fluxo de ar foram os testes de pista, túnel de vento e DFC, com visualizações gráficas dos resultados. O estudo de caso permitiu evidenciar a comparação de resultados entre métodos experimentais e métodos numéricos, onde as aproximações tiveram valores muito semelhantes.

Proposta De Implementação De Metodologia De Auditoria De Projeto De Industrialização De Novos Veículos Para A Renault Do Brasil
Autor: Gilmar Pereira Lima
Orientador: Marco Aurélio de Carvalho, Me.
A constante renovação da gama dos produtos já não é mais apenas uma atividade a ser avaliada pelas empresas, mas sim uma obrigatoriedade para a conquista e manutenção dos mercados. Para tanto as companhias são forçadas a investir cada vez mais em novos projetos de produtos, bem como, em soluções para se capacitar em produzi-los. Isto é também realidade para a empresa Renault do Brasil, fabricante de automóveis de passeio, a qual foi objeto de estudo deste trabalho. De acordo com as atividades da empresa relacionadas à gestão de projetos, dois problemas foram evidenciados: os constantes atrasos nos prazos de execução das etapas de projetos e a baixa confiabilidade nas aceitações das passagens de fases de projeto. O trabalho foi desenvolvido através da utilização de metodologia de pesquisa aplicada, por ter por objetivo a geração de conhecimentos que venham a contribuir com soluções de problemas específicos da empresa. Então uma revisão bibliográfica foi realizada na busca dos conceitos relativos à gestão de projetos, para que estes pudessem então ser confrontados com o levantamento das práticas aplicadas na empresa. Esta análise comparativa abordou a estrutura organizacional, a gestão dos prazos e a gestão da qualidade, e para cada um destes itens foi realizada uma conclusão utilizando a análise de SWOT. Como resultado destas análises foi criada uma auditoria de projeto, a qual permite realizar um diagnóstico mais preciso no acompanhamento das fases de projeto de industrialização. É, portanto objeto deste trabalho apresentar melhorias para a empresa, através das propostas sugeridas, principalmente com a aplicação futura da ferramenta de auditoria de projeto criada.

Proposta De Indicador Para Ordenação De Alternativas De Rótulos Para Embalagem - Enfoque Ambiental
Autor: Luciano Jorge Peters
Orientador: Carlos Cziulik, Dr.
Todos os materiais têm algum tipo de impacto ambiental, seja no processo de fabricação, na sua decomposição ou impregnando outro material com que compõem um conjunto. Hoje em dia, cada vez mais se pensa no desenvolvimento de produtos auto-sustentados, visando minimizar o impacto ambiental, através de reaproveitamento de materiais. Neste trabalho, inicialmente, é realizada uma explanação sobre os tipos de embalagens plásticas, rótulos e adesivos utilizados na indústria de cosméticos. São apresentados suas funções, materiais e processos utilizados na fabricação. Também é feito um breve relato sobre o conceito de impacto ambiental e sua influência no comportamento humano contemporâneo e no desenvolvimento de produto. A seguir, o modelo proposto é detalhado, mostrando sua composição e seu funcionamento. Mostram-se quais são os materias de apoios envolvidos, como devem ser utilizados e qual a sequência de cálculo a ser seguida a fim de se alcançar o objetivo do trabalho. Neste trabalho, são apresentados os principais materiais e processos utilizados na fabricação de rótulos para embalagens plásticas para cosméticos, que, quando combinados, têm um determinado grau de impacto ambiental. O modelo preliminar desenvolvido tem como função classificar quão impactante é um determinado tipo rótulo ao meio-ambiente. Para ilustrar a validade do modelo, foram utilizados três tipos distintos de rótulos disponíveis no mercado. Os dados relativos aos mesmos, foram introduzidos no modelo, de forma a classificar os rótulos entre si e determinar qual é o de menor impacto ambiental. Adicionalmente, através de uma análise de sensibilidade, demonstra-se que o modelo captura o comportamento de determinadas variáveis. Isto ocorre através de simulações teóricas. Comprovando a consistência do modelo, como conclusão do trabalho, notou-se a falta de dados nacionais precisos sobre demanda e características técnicas, bem como a ausência de um modelo para classificar os rótulos utilizados em embalagens plásticas para cosméticos. Observou-se, também, a eficiência preliminar do modelo, apesar de simplicidade com que é aplicado.

Uso De Métodos De Criatividade Para Desenvolvimento De Produto Em Períodos De Tempo Muito Curtos
Autor: Marcelo Petruzalek
Orientador: Marco Aurélio de Carvalho, Me.
O presente trabalho trata de métodos de criatividade e sua aplicação em projetos de móveis sob medida desenvolvidos por designers autônomos ou freelancers. Primeiramente envolve investigação em rotinas de desenvolvimento de produtos nessa área e métodos de criatividade existentes criados por autores de renome. Posteriormente, sugere um modelo de utilização destes métodos passo a passo, bem como uma aplicação prática de forma corretiva em dois projetos desenvolvidos pelo autor recentemente, mostrando o quão importante é fazer uso desses métodos. Finalmente, conclui-se que um modelo para este tipo de projeto deve ser breve, simples e fácil de ser assimilado.

Diretrizes de apoio para análise ergonômica de produtos domésticos
Autora: Thais Fiorin Gomes
Orientadora: Carla Cristina Amodio Estorilio, Dra.
As atividades da vida diária utilizando produtos domésticos são realizadas de forma automática e simultaneamente com outras tarefas. Desta forma, o usuário tende a ter um menor nível de concentração, o que aumenta o risco em relação à integridade física do usuário na realização das mesmas. A análise ergonômica aplicada ao projeto de produtos domésticos é necessária para garantir um maior nível de segurança do produto. Este estudo apresenta o desenvolvimento de diretrizes para apoiar os projetistas na etapa de projeto, quanto aos aspectos ergonômicos no projeto de produtos domésticos. Para isso foram realizadas revisões bibliográficas sobre os temas: Processo de Desenvolvimento de Produtos, metodologias de projeto, ergonomia, normas de segurança e métodos baseados em diretrizes de apoio ao projeto como, por exemplo, o DFX. As diretrizes apresentadas como resultado deste estudo abrangem aspectos de segurança, conforto e usabilidade do produto doméstico.

Modelo para produção de material técnico de produto
Autora: Viviane Machado Ceschin Vieira
Orientador: Carlos Cziulik, Dr.
Com a crescente concorrência comercial, as indústrias lutam para estar a frente no mercado, quanto ao desenvolvimento e lançamentos de novos produtos, para assim, garantir uma posição de destaque e conseguir sempre um número maior de vendas. Tendo bons produtos serão necessários profissionais qualificados para oferecê-los ao consumidor, só que, sem treinamento e sem um bom material de apoio isso se torna muito difícil, o que pode colocar abaixo todo processo de desenvolvimento e investimento em novos produtos. O presente trabalho propõe um novo modelo para produção de material técnico de produtos destinado ao setor comercial de uma indústria de móveis e equipamentos hospitalares. O trabalho está subdividido em quatro partes, onde na primeira é realizada uma revisão de literatura quanto às estratégias de vendas, marketing, desenvolvimento de produtos, entre outros, sempre buscando a necessidade de informar e suprir a equipe de vendas para que realize um bom negócio. Em seguida propõem-se um novo modelo de material técnico de produtos. A terceira parte consiste na aplicação do material junto à equipe de vendas da
empresa em questão. Na quarta parte faz-se uma análise dos resultados da aplicação do modelo. Os resultados preliminares indicam que o modelo proposto é capaz de satisfazer os objetivos propostos no trabalho como: suprir a falta de informações que a equipe de vendas tem sobre os produtos da empresa, agilizar o processo de consulta durante uma venda e aliviar o setor de desenvolvimento de produtos com relação às consultas da equipe de vendas, ficando com mais tempo para a criação e desenvolvimento de produtos.