Professores

Os professores são os grandes facilitadores do processo de aprendizagem, levando para as aulas conhecimento sistematizado sobre as várias áreas da Gestão do Desenvolvimento de Produto e promovendo o intercâmbio de conhecimentos com e entre os alunos. Seguem os currículos resumidos dos professores do GDP.

O curso conta com professores de excelente formação, com livros publicados, premiações, patentes de invenção e muita experiência prática em desenvolvimento de produtos.


Adcley Marcelino de Aquino Souza, Me.

Possui graduação em Engenharia Industrial Mecânica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1996), mestrado em Engenharia Mecânica e de Materiais pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2004). Também é técnico pelo antigo CEFET-PR (1992). Trabalha na DAF Trucks. Atua principalmente nos seguintes temas: engenharia robusta, etapa conceitual, metodologias de projeto.

Adriano Heemann, Dr.

Graduado em Design de Produto pela UFPR, especialista em Design pelo Carl Duisberg Gesellschaft (Alemanha), mestre em Tecnologia pelo CEFET do Paraná, doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade de Braunschweig (Alemanha). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Design e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Design da UFPR. É líder do grupo de pesquisa Design Colaborativo e Co-criação (diretório do CNPq) e bolsista de produtividade em pesquisa da Fundação Araucária – Paraná. É membro de comitês científicos de periódicos e congressos da área de Design. Seu foco de pesquisa é a colaboração no desenvolvimento de produtos e serviços.

Carlos Cziulik, Dr.

Carlos Cziulik concluiu o doutorado em Engenharia Mecânica pela University of Surrey em 1998. O foco principal de seu trabalho foram os mecanismos de avaliação de alternativas na etapa do projeto conceitual no processo de desenvolvimento de produtos. Seu mestrado foi concluído em 1990, junto ao Departamento de Engenharia de Produção da UFSC, na área de Engenharia de Produto (desenvolvimento de máquinas agrícolas), sob a orientação do Professor Nelson Back. Também é graduado em Licenciatura Para Formação de Professores de Disciplinas Específicas (Tecnologia Mecânica e Desenho Mecânico) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1987) e Bacharel Em Administração de Empresas pela Faculdade Católica de Administração e Economia (1984). Atualmente, é Professor da Classe Especial de 1 e 2 Graus, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, onde tem desenvolvido atividades de ensino e pesquisa nos últimos 26 anos. Publicou vários artigos em revistas e eventos. Orientou 13 dissertações de mestrado, mais de 15 Trabalhos de Conclusão de Curso, 12 Monografias de Especialização, 8 Trabalhos de Iniciação Científica. Tem experiência na área de Engenharia de Produção e ramos da Engenharia Mecância, com ênfase em Desenvolvimento de Produto, atuando principalmente nas seguintes áreas: desenvolvimento de produto, desenvolvimento de protótipo, projeto conceitual e metodologia de projeto. Também, tem interesse em pesquisar ferramentas específicas para o desenvolvimento de produtos tais como: QFD, FMEA, Matriz Morfológica, entre outras. Estes termos também servem para contextualização de sua produção científica e tecnológica em diversas bases de dados. Desenvolveu vários produtos em colaboração com a indústria (e.g. Gabinete para GPS agrícola (Montana Pulverizadores Ltda); Sistema Concentrador Secundário de Energia (Landis Gyr Ltda); Prótese de Queixo e Mamária (Sculpture Cirurgia Plástica); entre outros). Atualmente, ocupa a função de Pró-reitor Adjunto de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR.

Fernando Canziani Pereira, Me.

Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade do Vale do Itajaí. MBA Executivo em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Pós-graduação Lato Sensu em Gerenciamento de Marketing pelo INPG, e Graduação em Administração de Empresas pela University of Southern Mississippi (MS, EUA). Experiência profissional nos EUA, Espanha e Brasil, com resultados de sucesso em empresas públicas e privadas de médio e grande porte e de significativa importância. Professor part-time de cursos de pós-graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, ESIC Business Marketing School e da UNIASSELVI .

Jerry Miyoshi Kato, Dr.

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (1991), especialização em Finanças pela UniFAE (1996), mestrado (2000) e doutorado (2005) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é coordenador de cursos de pós-graduação da Universidade Positivo e professor convidado da Fundação Dom Cabral e IBMEC. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia, Finanças e Gestão de Processos. Tem diversos artigos científicos publicados no Brasil e EUA.

Josmael Roberto Kampa, Me.

Josmael Roberto Kampa possui graduação em Tecnologia em Mecatrônica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR, 2005) e mestrado em Engenharia Mecânica e de Materiais pela UTFPR (2009). Também é Especialista em Gestão de Desenvolvimento de Produtos (2008) e em Gestão da Manufatura (em andamento) pela UTFPR. Seu foco de pesquisa é a identificação de oportunidades inexploradas de desenvolvimento de novos produtos, serviços e negócios. Possui 7 trabalhos publicados nesta área, sendo um deles um capítulo de livro internacional e outro um artigo internacional. Atua na área de projetos desde 1998 e na área de ensino desde 2005. Foi o 1º colocado na categoria tecnólogo (tema livre) do Prêmio Técnico Empreendedor 2007 lançado pelo SEBRAE, MEC e MAPA, como professor orientador. Atualmente é Professor na UTFPR e Projetista autônomo. Também é compositor, guitarrista e entusiasta em artes gráficas, surfe e fotografia.

Leslie de Oliveira Bocchino, Dra.

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (1989), Mestrado em Produção do Conhecimento e Mídia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente é procurador federal – Procuradoria Geral Federal, Chefe da Procuradoria Jurídica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Marco Antônio Regnier Pedroso, Me.

Bacharel em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Paraná (1984), pós-graduado em Marketing pela FAE (1989) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Atualmente é diretor – M&Design Assessoria e professor – UNIFAE – CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em produto e processos, atuando principalmente nos seguintes temas: ergonomics, quality, customer, innovation e product development.

Marco Aurélio de Carvalho, Dr.

(criador e coordenador do curso)

Marco Aurélio de Carvalho é graduado em engenharia mecânica pela Universidade Federal do Paraná (1992), mestre em engenharia de produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutor em engenharia de produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Atualmente, é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, onde atua nos cursos de Engenharia Industrial Mecânica, Tecnologia em Gestão da Manufatura e Mestrado em Engenharia Industrial Mecânica, bem como em cursos de especialização. Criou e coordena o Curso de Especialização em Gestão do Desenvolvimento de Produtos, atualmente em sua sétima edição. Ao longo de sua carreira, atuou nas empresas Volvo, John Deere, Electrolux e Bosch, nas áreas de engenharia de produto, processo e qualidade. Tem mais de 60 trabalhos publicados. Tem experiência na área de engenharia de produção, com ênfase em gerência do projeto e do produto, atuando principalmente nos seguintes temas: TRIZ, gestão do desenvolvimento de produtos, metodologia de projetos e gestão de projetos.

Nilton Luiz Cararo, Me.

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), ano 1994. Pós graduação em Gerenciamento de Projetos pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) ano 2002. Pós-graduado em Mestrado pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), ano 2014. Atualmente é engenheiro mecânico senior – CNH Latin America Ltda. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Fundamentos Gerais de Projetos das Máquinas e Validação de Produto.

Oksana Alphonse Dib, Me.

Possui graduação em Engenharia de Produção Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2005), pós-graduação em Auditoria da Qualidade e Ambiental e mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2008). Atualmente é consultora em construtoras para a implantação do PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Metodologia de Projeto do Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: geração de idéias, clientes, máquinas e implementos agrícolas, controle estatístico do processo, concreto e gestão da qualidade.

Tiago Rodrigues Weller, Me.

Doutorando em Engenharia Mecânica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2014), possui graduação em Tecnologia Mecânica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2004) e mestrado em Engenharia Mecânica e de Materiais pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2008). Atualmente é professor assistente na UTFPR na área de produção no departamento acadêmico de mecânica e ministra a disciplina de Engenharia de Produto no curso de Pós Graduação latu sensu em Engenharia Automotiva. Trabalhou como analista de estudos – Renault do Brasil S/A entre 2007 e 2012 e professor titular da Universidade Positivo entre 2009 e 2012. Foi professor substituto por 2 anos (2007-2008) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica e Produção, com ênfase em Projetos de Produtos, atuando principalmente nos seguintes temas: punho esférico, robótica, prototipagem rápida, branch-and-bound, busca tabu (tabu search) e simulated annealing.